CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Carlos Alberto Mattos avatar

Carlos Alberto Mattos

Crítico, curador e pesquisador de cinema. Publica também no blog carmattos

256 artigos

blog

Coutinho 90 anos

Os 90 anos de Eduardo Coutinho estão sendo amplamente comemorados em várias instituições. Veja como será no MAM-Rio

Eduardo Coutinho (Foto: Guillermo Giansanti/Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Os 90 anos de Eduardo Coutinho estão sendo amplamente comemorados em várias instituições e lembrados por seus colaboradores, amigos e admiradores. Publico abaixo a chamada de Kamilla Medeiros, curadora junto com Ruy Gardiner do evento que acontecerá ao longo do ano, a partir de hoje, 9 de maio, na Cinemateca do MAM-Rio e nos seus canais online.  

"No dia 11 de maio de 2023, Eduardo Coutinho completaria seus 90 anos se estivesse conosco. Morto há quase uma década, no dia 2 de fevereiro de 2014, estamos à beira do seu centenário, cujas mais de cinco décadas foram dedicadas ao cinema. Sua obra persiste e sugere novas perspectivas ao passo que o tempo corre, apesar de ser costumeiro ouvir entre os corredores acadêmicos e cinéfilos que não há mais nada a ser dito sobre os seus filmes. Livros e livros escritos, artigos de toda sorte, documentários sobre ele lançados aqui e acolá, entrevistas muitas. Seria chover no molhado. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ledo engano.

Pode-se dizer que há muito ainda o que debater a partir de sua filmografia, inclusive de sua fase como roteirista e diretor de ficção, da época como funcionário do Globo Repórter a visitar o Nordeste à procura de Elizabeth Teixeira, de suas andanças pelo cinema social quando esteve no Cecip e por onde quer que ele tenha passado entre os anos de 1980 e 1990, cujos trabalhos ele próprio não se inclinava tanto a citar em público. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como o Lado A e o Lado B de um disco de vinil, a obra de Coutinho possui uma parte mais conhecida, entre muitas aspas “mainstream”, e uma outra que, muitas vezes, passa despercebida até para os admiradores mais atentos, a exemplo de seus grandes sucessos como Cabra marcado para morrer, Edifício Master, Jogo de Cena versus as “faixas menos tocadas do álbum” como O homem que comprou o mundo, Faustão, O pistoleiro de Serra Talhada, enfim. Uma mostra interessada em acompanhar o caminho errático que o nosso diretor percorreu em seu tempo nesta terra. Para acompanhar a nossa programação nos próximos meses, acesse este link.

Kamilla Medeiros

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

PROGRAMAÇÃO DE MAIO

Abrindo a mostra, no dia 9 de maio (terça) haverá a exibição de duas obras de períodos distintos: Theodorico, imperador do sertão (1978), um clássico da época em que Coutinho trabalhou no Globo Repórter, onde começou a trilhar de fato a vida de documentarista; e de Boca de lixo (1992), outro trabalho de peso do cineasta que marca bem a construção de seu método. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

TER 9 MAI 18h30 (Presencial)

Auditório Cosme Alves Netto (Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo, Rio de Janeiro)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Eduardo Coutinho 90 Anos. Theodorico, imperador do sertão, de Eduardo Coutinho. Brasil, 1978. Documentário. 49’. + Boca de lixo, de Eduardo Coutinho. Brasil, 1993. Documentário. 50’. Exibição em .mp4 (H264). Classificação indicativa 12 anos.

Debate com André Parente e Ruy Gardnier.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

QUI 11 MAI 20h (Transmissão ao vivo no YouTube e Facebook do MAM Rio)

Links: www.youtube.com/@MAMRio e www.facebook.com/museudeartemodernarj

Eduardo Coutinho 90 anos – Conversa com Pedro Coutinho, Eduardo Escorel, Carlos Alberto Mattos e Kamilla Medeiros. Mediação: Ruy Gardnier.

No Instituto Moreira Salles de São Paulo estão sendo exibidos quatro filmes do diretor: Edifício Master, Peões, O fim e o princípio e Jogo de cena. Leiam o texto de João Moreira Salles sobre os supostos futuros filmes de Coutinho.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO