CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Antonio Mentor avatar

Antonio Mentor

Ex-deputado estadual pelo PT-SP

23 artigos

blog

CPI dos Pedágios e o Custo São Paulo

É muito bom poder exercer nossa tarefa constitucional de fiscalizar o poder executivo paulista. Alerte-se ainda que o pedido da CPI foi protocolado em 2011 e só agora conseguimos aprovar

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Após mais de 70 (setenta) pedidos de CPI, o Governador de São Paulo foi derrotado e conseguimos aprovar requerimento para a instalação de CPI de um tema que afeta e muito a vida dos paulistas: os pedágios.

Segundo a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias existem mais postos de pedágios em nosso estado do que em todos os outros estados juntos. A agência Estado, em uma reportagem, mostra que é mais barato viajar para outro Estado do que entre as cidades paulistas. Uma viagem entre a Capital Paulista e Catanduva custa R$ 46,00 e o mesmo percurso, cerca de 400 km, entre a Capital do Estado e a Capital do Paraná, Curitiba, custa R$ 9,00. Parece-nos imperioso que verifiquemos essas aparentes contradições.
Desde 1998 o PSDB vem inaugurando praças de Pedágios. Nesse período foram criadas 112 praças de pedágios nas rodovias paulistas. Um recorde, que chegou a triste estatística de 1 posto novo a cada 40 dias.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Precisamos com seriedade, com a profundidade que o tema merece, analisar as questões relativas aos pedágios no Estado de São Paulo. É muito bom poder exercer nossa tarefa constitucional de fiscalizar o poder executivo paulista. Alerte-se ainda que o pedido da CPI foi protocolado em 2011 e só agora conseguimos aprovar, isso mostra que o Governo tentou de todas as formas enterrar a solicitação do PT.

Poder investigar e dar satisfação a nossa população, sobre esse tema que muito afeta a todos, é tarefa dos deputados paulistas, tenho certeza de que todos se empenharão para que possamos estar à altura de nossas atribuições e responsabilidades.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os preços dos pedágios podem e certamente influenciam os preços das mercadorias. O preço dos pedágios está no tomate, na alface, na batata e em primeira mão nos parecem que estão bem acima do razoável. Os pedágios não explicam a entressafra, a falta de chuva, a dificuldade de produzir, mas podem explicar como fica ainda mais caro uma mercadoria. Por exemplo o tomate. Porque uma caixa de 20KG em São Paulo custa 70,00 e em Minas 23,00, no Rio de Janeiro 46,00? O Custo do Transporte pode revelar algo.

Não se trata de explicar tudo pelos preços dos pedágios, não pensamos que ele seja o grande motivo do desgoverno do Estado. Mas certamente os pedágios do estado de São Paulo mostram a verdadeira política do Governo tucano: privatizar tudo que é possível. O estado mínimo ainda se faz presente por aqui; um estado sem vocação social; um estado que se rende as políticas do mercado. E o mercado sabemos busca sempre o maior lucro. Precisamos saber se o maior lucro significa estar acima das leis ou não. Vamos investigar.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO