CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Mezavila avatar

Ricardo Mezavila

Escritor, Pós-graduado em Ciência Política, com atuação nos movimentos sociais no Rio de Janeiro.

416 artigos

blog

Crescimento econômico apenas quando o BC retornar para casa

Banco Central (Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A independência do Banco Central só diz respeito ao Governo Federal, porque o BC é dependente dos bancos privados como o Itaú, Bradesco e Santander, e de todo o sistema financeiro. O Banco Central é o filho que saiu do conforto de casa para se amontoar na Cracolândia. 

Como disse Guilherme Boulos: “Roberto Campos Neto (presidente do BC) é um infiltrado que sabota o crescimento econômico”. Na verdade Campos Neto já estava na presidência do Banco Central quando Lula tomou posse e só vai sair no final de 2024.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Uma das críticas de Lula ao BC é a manutenção das taxa básica de juros na economia, a Selic, em um patamar alto. Desde agosto de 2022, o Copom – Comitê de Política Monetária, mantém a Selic em 13,75%.  

Segundo Lula, os juros mais altos são um freio para a economia, enquanto o governo tenta dar um gás nos investimentos e nos créditos para impulsionar o desenvolvimento.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Durante a posse de Aloizio Mercadante na presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Lula criticou a manutenção da Selic em 13,75%: “É só ver a carta do Copom para a gente saber que é uma vergonha esse aumento de juros e a explicação que eles deram para a sociedade brasileira”. 

O  Banco Central, atrelado e dependente do ‘mercado’, aponta para a manutenção da taxa de juros alta, que é impedimento para que a economia atenda a responsabilidade social, e não fique refém da responsabilidade fiscal, álibi que dá continuidade às injustiças. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O governo está ansioso para que a economia volte a crescer e fique atrativa a novos investimentos, retomando assim a geração de empregos para alcançar o objetivo principal de Lula: reduzir a fome no país. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO