CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mario Vitor Santos avatar

Mario Vitor Santos

Mario Vitor Santos é jornalista. É colunista do 247 e apresentador da TV 247. Foi ombudsman da Folha e do portal iG, secretário de Redação e diretor da Sucursal de Brasilia da Folha.

92 artigos

blog

Demissão de Janio é a vitória da direita radical na Folha

'O jornal não é mais capaz de encarnar a pluralidade que surgiu durante a ditadura militar e atravessou cinco décadas', escreve o colunista Mario Vitor Santos

Janio de Freitas (Foto: Reprodução (Youtube))
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A demissão de Janio de Freitas, o colunista político que mais expressava as aspirações democráticas de uma parcela relevante dos leitores da Folha, suscitou protestos e  cancelamento de subscrições. Janio era uma voz única na Folha.

Estava em geral desassociado da linha editorial cada vez mais direitista do jornal. Encravado nas páginas da editoria de política, fazia sempre um contraponto à tendência moralista e criminalizadora da política que dominou o jornal nas últimas décadas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Era a voz de uma parcela dos leitores que toleravam a marcha do jornal ao conservadorismo. Agora, essa tolerância vai acabando. Resistência inabalável às pressões foi a marca de Janio, que, por suas convicções nunca ao longo das décadas se dobrou, ali onde a maioria teria cedido.

Ele precedeu o justamente elogiado projeto Folha, a quem ele foi mais valioso até do que o contrário. Janio sozinho, aliás, vale como a afirmação de um projeto. Manteve seu rumo mesmo quando aquele projeto maior foi sendo dilacerado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Só veio agora a ser excluído, o remanescente maior das fases mais iluministas do jornal. Foi colhido, alega-se, por dificuldades econômicas, mas na verdade o que ocorre é que o jornal vem sendo dominado por uma direita viciosa e intolerante. Esta elimina colunistas dissidentes da visão que ganhou espaço no jornal desde quando vivia Otavio Frias Filho, o próprio iniciador do Projeto Folha, que migrou para a direita com a ascensão do PT ao poder no primeiro governo Lula. Essa transição se tornou ainda mais radical com a morte de Frias Filho e a ascensão do irmão menor e banqueiro Luiz Frias.

Na disputa entre facções no Redação, venceu a direita da ditabranda. Esta é mais simpática aos olhos do Frias remanescente. Não à toa é vista como mais apropriada ao combate ao Lula 3, num jornal que não tolera mais uma voz dissidente forte como a de Janio de Freitas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mais do que este, porém, perde a própria narrativa da Folha sobre si mesma. Não apenas por Janio, mas sobretudo por sua saída, o jornal não é mais capaz de encarnar a pluralidade que surgiu durante a ditadura militar e atravessou cinco décadas. Um pedaço do Brasil está órfão, em busca de uma alternativa.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO