CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Pedro Uczai avatar

Pedro Uczai

Mestre em história, professor e deputado federal pelo PT/SC

28 artigos

blog

Discurso de Michel Temer na ONU é uma peça de ficção

Ora, um presidente golpista que aproveitou a sua condição de vice-presidente para conspirar pela deposição de uma presidenta legitimamente eleita não possui moral nenhuma para saudar resultados eleitorais

Temer ONU (Foto: Pedro Uczai)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Um escárnio. Assim pode ser classificado o discurso de Michel Temer (PMDB) na abertura da 72ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque. Ao iniciar seu pronunciamento, Temer saudou o secretário geral da entidade pela sua eleição ao cargo. Ora, um presidente golpista que aproveitou a sua condição de vice-presidente para conspirar pela deposição de uma presidenta legitimamente eleita não possui moral nenhuma para saudar resultados eleitorais.

O descolamento da realidade presente no discurso de Temer não ficou apenas nisso. Adiante, o assunto passou para "esperança". Michel Temer é o autor da emenda constitucional 95, que congela gastos em áreas sociais pelas próximas duas décadas. Entre elas, saúde e educação. Como falar em "esperança" se no plano interno o seu governo trabalha justamente no sentido de extingui-la? Afinal, qual o futuro podemos esperar sem investimentos compatíveis com os desafios em áreas fundamentais como saúde e educação?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nossas riquezas também foram objetos dos devaneios do conspirador da República. Ignorando o caráter entreguista e antinacional de seu Governo, Temer afirmou que o Brasil busca o desenvolvimento sustentável numa tentativa de inserir o País em uma agenda positiva. Foi quando aproveitou para colocar na prateleira das privatizações empresas fundamentais para o nosso desenvolvimento, a exemplo da Eletrobrás. Dando exemplos de nossa capacidade de geração energética e tecnologia híbrida, cumpriu o papel de mecenas que lhe cabe nessa tentativa de desmonte do Estado da soberania nacional.

Na sequência, foi a hora de falar sobre a Amazônia. Recentemente o governo anunciou a extinção da Reserva Mineral de Cobre e Associados – Renca, localizada dentro dos limites da floresta tropical. A insatisfação com a medida foi geral, e não apenas restrita ao Brasil. Em vários países foram verificadas manifestações de repúdio contra a extinção, chegando ao cúmulo de a Noruega interromper doações de dinheiro para projetos de manejo e preservação da Amazônia. A repercussão negativa foi tão grande que o governo golpista recuou de sua decisão, ainda que momentaneamente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas talvez nada se compare às afirmações feitas sobre a situação dos direitos humanos no Brasil. Alegando o rechaço ao racismo, à xenofobia e a todas as formas de discriminação, o presidente golpista discursou como se a diversidade que nos caracteriza fosse enaltecida pelas forças políticas que o apoiam. Logo a diversidade, perseguida e vilipendiada em forma de censura à exposições artísticas, intolerância religiosa, supressão do debate crítico nas salas de aula, desrespeito à autonomia da mulher e o não reconhecimento dos matizes que colorem a nossa população.

Ao final, reforça-se a impressão de Michel Temer ser um reles despachante de interesses mesquinhos e escusos da elite brasileira e internacional, que tem no Brasil a esperança para a reposição de seus lucros e privilégios abalados após a crise iniciada em 2008. Por fim, é vergonhoso para o povo brasileiro ter um presidente em exercício denunciado como chefe de uma organização criminosa que afanou R$ 587 milhões dos cofres públicos e com 84% de rejeição popular discursar na ONU.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Fora Temer!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO