CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Valéria Guerra Reiter avatar

Valéria Guerra Reiter

Escritora, historiadora, atriz, diretora teatral, professora e colunista

387 artigos

blog

É hora de reformas: não somos lacaios sociais!

Ser um antifascista, não é privilégio de politiqueiros, e sim, conquista de uma frente realmente popular. Sejamos autocríticos sim! Sempre. É hora de mirarmos o pretérito para entender o futuro. No presente ainda existe uma chance: “A felicidade não entra em portas trancadas”, disse Francisco Cândido Xavier

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A sociedade brasileira está muito cansada, não respira paz, nem respira luz, está presa no esgoto que isola e segrega. Hoje, é um dia memorável do ponto de vista político e consequentemente social: lembramos Stonewall.

Há cinquenta e um anos, houve um episódio chamado Stonewall.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Até o ano de 1962 o homossexualismo era considerado crime, punido por reclusão, trabalhados forçados e até pena de morte. O único Bar Gay de Nova York, em 1969, não tinha saídas de emergência, nem tampouco condições de higiene ideais, porém ali pessoas com opções de gênero diversas se encontravam e se alegravam.

Policiais entraram na madrugada de 28 de junho de 1969 neste local, e queriam prender homens travestidos de mulher, acenderam as luzes, e cortaram a música, só que tal investida se transformou em HISTÓRIA. Houve resistência, e ali os LGBT iniciaram sua saga de afirmação de identidade. Homens e mulheres marcharam em Nova York: bradando sua força que dizia “Poder Gay”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O número de seres humanos assassinados por ter opção de gênero oposta ao convencional: é altíssima. Só no ano de 2019, foram quase 300. Até quando seremos lacaios da impunidade, lacaios da desigualdade, lacaios da pós-verdade?

Vivemos sob os auspícios de escolhas ministeriais que beiram a total falta de coerência: currículos acadêmicos falseados; títulos comprados; ou vendidos. O Homem brasileiro está à mercê de um desmonte que elegeu seu príncipe regente; que vive sua epopeia neonazista tropical. A histeria tomou conta das ruas, com manifestações que já levaram muitos a morrer contaminados pelo coronavírus; e estes muitos não pertencem à mesma espécie, que eu, por exemplo. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Há realmente um Homo sapiens bolsominions que ascendeu como subespécie humana. Os três poderes, pilares da República quase ficaram reféns de uma milícia bolsonarista, que de forma dicotômica|: arma e desarma. Arma literalmente, e desarma em direitos sociais. O modelo ministerial (ou similar) para a massa bolsonariana é aquele que fala mal, grita, mente e porta certificações fantasmas. Formou-se um exército de antilulistas, nas sombras da biblioteca.

O que é ser um lacaio? Originado do espanhol lacayo: indivíduo subserviente. O tempo dos lacaios nunca passou. Os nomes são criados, recriados, excluídos, mas seus significados seguem impávidos. E impávido é o SARS-COV-2, ele representa a vida e a morte: ele não é dialógico, ele é o senhor feudal de cada célula usurpada, que sucumbe diante de seu predatismo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A História é nossa boa conselheira, por mais que ela possa sofrer fraudes em seu processo de construção, sempre haverá um operário da História (bem intencionado) na confecção/reconstrução do passado; usando a ferramenta da autenticidade. E então nos lembramos de João Goulart, que desejou que o Brasil tomasse um banho de igualdade, após séculos de sujeira malcheirosa de proselitismo e escravidão. Ele "caiu" por querer uma REFORMA AGRÁRIA, e por querer "dobrar" o estabelecido e irrisório soldo popular chamado de salário mínimo.

Ser um antifascista, não é privilégio de politiqueiros, e sim, conquista de uma frente realmente popular.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sejamos autocríticos sim! Sempre. É hora de mirarmos o pretérito para entender o futuro. No presente ainda existe uma chance: “A felicidade não entra em portas trancadas”, disse Francisco Cândido Xavier. 

#IGUALDADENOPODERJÁ

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO