CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
blog

É muita precipitação declarar, hoje, que "não vai ter Copa"

Temos de esperar o início oficial da campanha eleitoral e, em último caso, confiar na "Família Felipão". Mas isso não tem nada a ver com o governo Dilma

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Acho que o articulista da Folha Vinicius Torres Freire não deveria ser tão incisivo quando publicou, na edição de domingo, um texto sob a manchetinha "Não vai ter Copa".

Como não vai ter Copa? Se está tudo marcado, dia e hora das partidas, não só a de abertura como de todas as que serão realizadas na primeira fase da competição.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O articulista da Folha, a quem não conheço pessoalmente, mas que aprendi a respeitar por vários de seus argumentos sempre bem fundamentados, dessa vez parece que perdeu o rumo.

Eu não acredito que ele tenha aderido à tal mídia golpista que os petistas vivem denunciando por aí.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como já explicou tim-tim por tim-tim, num alongado texto publicado no Estadão, o jornalista Enio Bucci, não existe esse tipo de mídia no Brasil.

A mídia pode ter sido golpista, ou ter em determinado momento articulado um golpe contra o governo, na Venezuela. No Brasil, estaríamos muito longe disso.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E olhem que o Bucci tem retrospecto no assunto. Tanto que, no primeiro governo Lula, ocupou a presidência da Radiobrás.

Vinicius Torres Freire avisa, na Folha, que está marcado um protesto anti-Copa para o próximo dia 25. Seria, ele escreve, um ensaio dos protestos dos mesmos grupos que desencadearam as manifestações de 2013.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas ele mesmo admite que "a tentativa de repeteco" pode não colar.

Eu aqui tomo a liberdade de sugerir um outro verbo. "Rolar" ao invés de "colar". É mais moderninho. Claro, isso não muda a essência da coisa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Vinicius é um especialista em economia. Talvez por isso traz o assunto para a sua área.

Fala na tendência de que tudo, em 2014, estará crescendo mais devagar: renda, emprego, consumo, e só a inflação é que vai mais rápido. Conclui que o caldo socioeconômico pode estar mais azedo pouco antes da Copa. E o protesto das ruas pode azedar ainda mais o caldo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O próprio presidente da FIFA já deu sua contribuição nesse sentido.

Disse que o Brasil teve sete anos para se preparar e que não vai conseguir evitar manifestações. "Haverá protestos durante a Copa", alertou ontem Joseph Blatter.

Eu, pessoalmente, recomendaria ao Vinicius, ou ao Gabriel Priolli, que declarou aqui no 247 que "os golpistas farão de tudo para melar a Copa" - ele na certa lera o texto do Vinicius na Folha, e ao próprio Blatter, que tivessem um pouco mais de paciência.

Primeiro esperem até o dia 25 para ver o que acontecerá - se é que irá acontecer alguma coisa.

Depois, que esperem o início da campanha eleitoral regulamentar, e não essa pré-campanha iniciada, e eu faço questão de repetir, pelo ex-presidente Lula.

Finalmente, se tudo de pior estiver acontecendo - eu não desejo que aconteça, repito - que um eventual fracasso da "família Felipão" na Copa, seja atribuído ao governo Dilma.

Assim como um eventual 3 a 0 no jogo de estreia contra a Croácia seja atribuído ao lulo-petismo.

Afinal, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO