CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Luis Felipe Miguel avatar

Luis Felipe Miguel

Professor de ciência política da Universidade de Brasília (UnB). Os textos reproduzidos nesta coluna são postados originalmente no Facebook do autor

87 artigos

blog

É triste acompanhar a eleição das mesas no Congresso

"Triste pela vitória anunciada de dois legítimos exemplares daquilo que a política brasileira produz de pior, o deputado Rodrigo Maia e o senador Eunício Oliveira. Triste porque expõe, uma vez mais, como nosso parlamento é conservador, fisiológico e desprovido de compromisso democrático. Mas é triste, principalmente, pela baixíssima qualidade da representação da esquerda", analisa o cientista político Luis Felipe Miguel, em texto publicado em seu Facebook; ele critica duramente a liberação da bancada do PT para votar em Eunício Oliveira, do PMDB de Michel Temer e delatado na Lava Jato, além da posição do PCdoB em favor a Maia e a candidatura própria do PSOL, com Luiza Erundina

"Triste pela vitória anunciada de dois legítimos exemplares daquilo que a política brasileira produz de pior, o deputado Rodrigo Maia e o senador Eunício Oliveira. Triste porque expõe, uma vez mais, como nosso parlamento é conservador, fisiológico e desprovido de compromisso democrático. Mas é triste, principalmente, pela baixíssima qualidade da representação da esquerda", analisa o cientista político Luis Felipe Miguel, em texto publicado em seu Facebook; ele critica duramente a liberação da bancada do PT para votar em Eunício Oliveira, do PMDB de Michel Temer e delatado na Lava Jato, além da posição do PCdoB em favor a Maia e a candidatura própria do PSOL, com Luiza Erundina (Foto: Luis Felipe Miguel)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

É triste acompanhar a eleição das mesas das casas do Congresso.

Triste pela vitória anunciada de dois legítimos exemplares daquilo que a política brasileira produz de pior, o deputado Rodrigo Maia e o senador Eunício Oliveira. Triste porque expõe, uma vez mais, como nosso parlamento é conservador, fisiológico e desprovido de compromisso democrático.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas é triste, principalmente, pela baixíssima qualidade da representação da esquerda. O PT da Câmara, depois de muito pressionado, desistiu de apoiar Maia e tomou o caminho correto do apoio a André Figueiredo - que não é nenhum santo, mas esteve contra o golpe e, neste momento, simboliza a unidade da oposição ao retrocesso.

Mas o PT do Senado vai dar votos a Eunício, em nome de cargos na mesa. (Só que na hora em que pareceu que podia fazer uso do cargo, quando Marco Aurélio Mello afastou Renan Calheiros da presidência, Jorge Vianna se borrou de medo de tomar qualquer atitude contra o governo golpista e fez o que pôde para não assumir.)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O PCdoB, por sua vez, está com Maia e não abre. (O argumento oficial é a continuidade da bancada do partido, já que Maia estaria comprometido com impedir a cláusula de barreira e o fim das coligações. Besteira. Primeiro, a oposição ao golpe tem uma prioridade lógica. Depois, Maia não tem força para garantir esse resultado, nem que queira, caso seja decisão do núcleo do governo, isto, do PMDB e do PSDB. Por fim, embora a cláusula de barreira seja mesmo uma excrescência, a proibição de coligações nas eleições proporcionais é sustentada por argumentos dignos de respeito.)

E o PSOL lança uma candidatura própria, parece que apenas para dizer ao mundo que não topa nenhuma frente de resistência ao golpe. Se é infantilismo, não é aquele que deriva do esquerdismo. É o infantilismo oportunista, o mesmo que fez Luciana Genro aplaudir Moro e Freixo rejeitar o apoio de Jandira.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Texto publicado em seu Facebook

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO