CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Sebastião Costa avatar

Sebastião Costa

Médico pneumologista

89 artigos

blog

Entendendo o golpe

Os tucanos foram derrotados quatro vezes pelo imenso carisma de Lula e pelos avanços sociais sem precedentes na história do Brasil

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

No Site Brasil 247: "Derrubar Dilma seria uma ruptura institucional clara, idêntica à de 1964. O fato de o instrumento do golpe, desta vez, não ser as Forças Armadas, não faz a menor diferença.

O que caracteriza um golpe não é o instrumento usado para concretizá-lo, mas a razão usada para justificá-lo".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O complexo midiático-tucano trabalha em cima de dois pretextos. A rejeição das contas de 2014 pelo Tribunal de Contas da União, mais precisamente, as chamadas "pedaladas fiscais", ou a anulação da eleição presidencial pelo Tribunal Superior Eleitoral por doações indevidas de campanha.

No TSE, o mais tucano de todos os tucanos, ministro Gilmar Dantas, perdão, Gilmar Mendes, trabalha sofregamente para agilizar o julgamento. Nos bastidores, fala-se em empate de 3x3, com o ministro Fux desempatando. Pelo seu currículo durante julgamento do mensalão, é mais enxaqueca pra cabeça de Dilma.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por outro lado, depois que o ministro Augusto Nardes antecipou seu voto favorável à rejeição (depois de Joaquim Barbosa, todo juiz quer virar heroi), há uma expectativa de que o TCU deva seguir nessa linha e recomendar ao Congresso a desaprovação.

As contas do último ano do governo FHC ainda não foram analisadas, mesmo assim, Eduardo Cunha, já expôs a ideia de colocar as contas da presidenta em votação após o recesso de julho.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ocorre que as famosas 'pedaladas fiscais' foram inauguradas em 2001 durante o governo FHC e nunca, jamais, em momento algum, esse recurso foi questionado.

Nos governos petistas foram utilizadas para abastecer o bolsa-família e o programa Minha Casa Minha Vida, com repercussões incalculáveis na qualidade de vida da população mais carente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com relação às doações à campanha petista, Jânio de Freitas, o mais respeitado jornalista do país, mete o dedo na pereba dos tucanos: "A fonte e a espécie de dinheiro que favoreceram a campanha de Dilma foram as mesmas, que favoreceram as campanhas de Aécio Neves à Presidência e de Aloysio Nunes Ferreira ao Senado".

Dilma em entrevista na Folha segue na mesma linha: "No mesmo dia em que eu recebo doação, em quase igual valor, o candidato adversário recebe também. O meu é propina e o dele não?"

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No próprio TSE os números cobrem de razão os argumentos da presidenta e do jornalista: as vinte empresas que tinham interesses na Petrobrás, doaram R$ 38.550.000,00 à campanha de Aécio Neves, contra R$ 29.990.852,00 que foram repassadas à campanha da petista.

Argumentos pra lá de consistentes, mas sem entrar na cabeça devidamente manipulada da maioria dos brasileiros que já deglutiram o golpe: 60% querem a queda da presidenta. Palmas para a imprensa brasileira!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em caso de impedimento de Dilma Roussef, assume o presidente da câmara que deverá convocar eleições em 90 dias (existe a possibilidade de Temer assumir).

Os tucanos foram derrotados quatro vezes pelo imenso carisma de Lula e pelos avanços sociais sem precedentes na história do Brasil.

Mesmo com o país em profunda crise econômica, a crise ética do PT e a mídia colocando um pé de Lula na cadeia, a pesquisa mais recente do IBOPE coloca o ex-presidente em empate técnico com Alckmin, perdendo apenas para o superstar midiático, Aécio Neves, por uma diferença que pode muito bem ser revertida com o carisma de Lula, durante o horário eleitoral gratuito. Isso significa dizer que em 2018, com qualquer recuperação da economia, vão levar outra goleada.

Assim sendo, o golpe é a última esperança que morre. Se consumado, a fragilidade e a leviandade dos pretextos remete o nosso país, oitava economia do mundo, à uma republiqueta centro-americana.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO