CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Fonseca avatar

Ricardo Fonseca

Ricardo Fonseca é Publicitário, divulgador das causas midiáticas e responsável pelo Blog Propagando

268 artigos

blog

Estão tirando uma casquinha do Pirata!

A história dele se confunde com a de muitos outros brasileiros que vivem nas ruas. Antônio Carlos da Silva ou "Pirata da Litorânea" ficou conhecido mundialmente na última quarta

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A história dele se confunde com a de muitos outros brasileiros que vivem nas ruas. Antônio Carlos da Silva ou "Pirata da Litorânea" ficou conhecido mundialmente na última quarta (12), que o diga o apresentador de TV Luciano Huck. O motivo? Seu carro-casa fora guinchado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de São Luís (MA), a pedido do Ministério Público maranhense.

Ele saiu da Paraíba, percorreu o Nordeste e, passando em Porto de Galinhas (PE) no ano de 2009, comprou o seu "companheiro", um velho fusca ano 83. Após indas e vindas por esse agreste brasileiro, ele escolheu São Luís para sobreviver. Em 2011, o "Pirata" estacionou na avenida litorânea e lá permanece até hoje. Após a ação da SMTT, uma enorme campanha inundou as redes sociais e blogosfera, pedindo ajuda ao "dono do Caldeirão", Luciano Huck, para o tal " Pirata da Litorânea".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na contramão, houve os que criticaram a campanha, como um promotor de Justiça e autor da ação - que culminou com a apreensão do veículo -, que disse numa entrevista: "Quem está com pena, que ceda um quarto. É só me dar o endereço que eu consigo uma autorização para colocar aquela carcaça na calçada do cidadão e, ainda, uma autorização para que o 'pirata' use seu banheiro".

Essa declaração causou forte indignação nas redes sociais. Tamanha foi a repercussão a favor do "Pirata", que a Prefeitura de São Luís resolveu se "retratar" e... pasmem, anunciou em nota oficial que vai incluí-lo em programas sociais e habitacionais. Fez mais ainda, divulgou que vai providenciar um ateliê náutico que ficará como atrativo turístico do local.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pois bem, depois disso: políticos, empresários, ativistas, enfim, todo mundo quer tirar uma casquinha do "Pirata". Teve até quem prometesse um apartamento no programa "Minha Casa, Minha Vida" do governo federal e alvo das manifestações dessa semana na "ilha do amor".

Agora o paraibano Antonio Carlos da Silva, o "Pirata da Litorânea", que ganhou esse apelido porque se veste de "Jack Sparrow" (personagem principal da saga "Piratas do Caribe") na orla de São Luís virou celebridade, muitos o admiram desde criancinha.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

São dezenas de posts, fotos, mensagens e as pessoas, por mais bem intencionadas que estejam, não "desgrudam" mais do velho "Pirata". Uma cena inusitada, para quem vivia há 3 anos na rua, sobrevivendo de pequenas apresentações, e que muitas vezes não recebia nem um bom dia, dos abastados que passavam correndo atleticamente ao seu lado todos os dias.

Como diria meu avô Norberto Castro da Fonseca, que já se encontra no andar de cima:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Maranhense quer ser carro", porque ao invés de andar na calçada, eles preferem se arriscar nas ruas competindo com os veículos. Você deve estar se perguntando: O que tem a ver com isso? Simples, é que nesse caso especificamente, querem ser mais que isso; são os "Piratas da mídia", e desejam pegar carona na fama relâmpago do velho "Pirata", que mora ou morava, agora nem sei mais, num oxidado Fusca 83.

Que o Deus maior retire os tapa-olhos de muita gente. Principalmente dos "Piratas da política", para que ajudem de fato, os outros milhões de "Piratas das Ruas" nesse imenso Brasil.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO