CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Hildegard Angel avatar

Hildegard Angel

Jornalista, ex-atriz, filha da estilista Zuzu Angel e irmã do militante político Stuart Angel Jones

221 artigos

blog

Etarismo, tô fora!

"Aqui no Brasil, o número de velhos começa a se sobrepor ao da população mais jovem. E o capitalismo inicia a dar um tilt", diz Hildegard Angel

(Foto: Rodrigo Garrido/Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Leio a manchete no site estrangeiro: "No Japão o mercado de bebês está perdendo para o de idosos". Sosseguem, não se trata de tráfico humano de recém-nascidos ou de velhinhos. Trata-se do "tráfego" de excrementos humanos, isto é, de fraldas, fraldinhas e fraldões.

O "mercado" deu um nó! E não é só no Japão, é no mundo inteiro. Aqui no Brasil, o número de velhos começa a se sobrepor ao da população mais jovem. E o capitalismo inicia a dar um tilt. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Toc toc toc": é a crise batendo na porta do planeta. Os países não vão dar conta de tantos idosos, tantos aposentados, tantos inabilitados para fazer funcionar a máquina de produzir riquezas e de moer gente. Com tantos velhinhos na parada, não há como dar conta dos sistemas de saúde e de previdência. Os governos batem pino. Aqui no Brasil, como dar conta das emendas polpudas, de bilhões e bilhões, para adular o Centrão, com tantos idosos para alimentar? E eles custam caro. Só de fraldão... 

Não, não é brincadeira, é sério. Os países terão que rever a distribuição de seus orçamentos. Somem-se aos idosos a massa de desempregados pela IA - Inteligência Artificial - que cada vez mais crescerá. O pisca-alerta da economia mundial está frenético, com receio de um possível colapso das contas públicas. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Voltando ao Japão, lá o foco do mercado de fraldas não são mais os bebês. São os vovós. A queda nas vendas de fraldas para crianças, só numa fábrica, foi de 700 milhões, em 2001, para 400 milhões hoje.  Nunca as mulheres pariram tão pouco e nunca os velhos viveram tão muito naquele país, onde mais de 10% da população supera os 80 anos de idade. 7

Se o envelhecimento dos cidadãos é ruim para o caixa dos governos, ele é bom para a moral dos veteranos, que passarão a ser os itens mais cobiçados das prateleiras do marketing. As publicidades passarão a exaltar a velhice. Ser velho e ser velha será o "novo normal. Será "in", será o máximo, será o "ó" do pedaço. Espero viver muito para ter direito a esse "red carpet" da idade provecta, que há de ser num futuro bem próximo. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Meninas e meninos da "melhor idade", não façam plástica nem entupam suas caras com injeções. A "tendência" serão as rugas, as papadinhas, a carne molinha do braço, quando dão "tchau". Viver para conferir.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO