CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Rogério Puerta avatar

Rogério Puerta

Engenheiro agrônomo, atuou por doze anos na Amazônia brasileira em projetos socioambientais. Atuou em assentamentos da reforma agrária no Distrito Federal por dez anos e atualmente vive em São Paulo imerso em paixões inadiáveis: música e literatura. Escreveu diversos livros

47 artigos

blog

Eu quero mais

Podem até praticar o puro cristianismo, ou o puro comunismo, mas parecem casos isolados

(Foto: Marcelo Albuquerque)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O simpático e espirituoso locutor de rádio enfatiza coloquial "Eu quero é mais", sempre após os seus comentários futebolísticos. Pode-se imaginar antes do bordão criado pelo locutor também um corriqueiro "Isto aqui é muito bom" tal qual se grita eufórico enquanto embarcado num módulo móvel de parque de diversões.

O gene egoísta humano tão estudado por evolucionistas. Mas nem só humano. Pais e mães experientes dizem que ao dar um presente ao filho sem o devido merecimento, inevitável, o garoto sempre quererá outro agrado adicional.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Se você descobrir com prazer que pode se dar ao luxo de tomar um cálice de vinho por dia sem alteração e com benefícios, provavelmente quererá passar aos dois cálices diários. O pacote de salgadinhos no supermercado exibe nítido "Com gostinho de quero mais" ao lado da imagem colorida de um garoto serelepe e saudável. Recheado de gordura trans apetitosa, apelo visual, mais do que se justifica a forte atração das crianças ao produto.

Não só os humanos. Cobaias de laboratório também facilmente engatilham um mecanismo de adicção ao prazer. Se fornecido açúcar uma vez ao dia, rápido se comportarão ansiosas por uma terceira dose diária após fornecida a segunda dose diária de açúcar. Tudo e todos parecem querer sempre mais e mais em vista de um recente sucesso obtido. Um antinirvana. Pobres ratos, não alcançarão o Nirvana, tanto quanto nós eles também têm um incessante e incontrolável desejo latente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Dizem o cristianismo, ou o comunismo, serem utópicos. Uma finalidade de vida a ser alcançada, porém infinita, uma busca em estrada sem fim. Algumas pessoas até podem praticar o puro cristianismo, ou o puro comunismo, mas parecem casos isolados, a maioria tenderá ao egoísmo, a não repartição, a não solidariedade, não comunhão de bens, distribuição desigualitária, pois haverá sempre mais e mais desejo potencial.

Aí adentra-se na profundidade e na complexidade, o coerente e sábio pensamento oriental de que a fonte de todo sofrimento é o desejo. Atingir o Nirvana seria o cessar de todo o sofrimento, devido ao cessar de todos os tipos de desejos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Você ama queijos, se comer passa mal que só, vê na internet e resolve importar cápsulas de lactase, promete-se no anúncio o ajuste da digestão, enzima isolada comprada em dólares estadunidenses. Há anos não sentia mais o sabor macio dos queijos em bocadas e mastigadas fartas e enfáticas, o aroma, o prazer de degustar nacos generosos e consistentes, suaves e suculentos. Pílulas de lactase enormes, caras e mágicas.

Um prazer abocanhar com gosto um macio, aromático, gorduroso, fresco queijo mussarela, ou uma ricota, ou o catupiry maravilha dos deuses e deusas. Após poucos dias você evolui a mais comprimidos grandões, caros, passa a degustar uma maior quantidade de queijo. A enzima suplementada artificialmente não dá conta, a sua tripa se contorce, então lá vai um antiespasmódico para os repuxos quase insuportáveis no baixo-ventre, e então lá vai paracetamol para a dor de cabeça decorrente do enjoo certeiro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Você percebe que a última peripécia sexual não solitária foi bastante frutífera, então partirá de uma frequência de uma vez por semana a quantas transas forem possíveis ao longo dos sete dias. Disponível ao mercado mundial um comprimido mágico, pela primeira vez o experimentou.

Segunda-feira, duas vezes à noite, terça, quarta. Na outra segunda-feira foi trabalhar aos cacos, dormiu mal, quase nem pregou o olho. A madrugada foi agitada, de hormônios intensos exalando e inundando o ambiente do quarto de dormir. Foi pura vivacidade, ímpeto, mas um desempenho que exigiria em troca um necessário e mínimo repouso de bom par de horas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Uma segunda-feira de trabalho em escritório que se arrastou melosa, sofrida, perda de concentração, pesos nas pálpebras, muito bocejo intermitente, um comportamento a chamar a atenção da chefia e da sua gerência. Foi repreendido, você um funcionário subalterno de olheiras fundas. Todos supuseram uma ressaca alcoólica irresponsável e bastante condenável.

Um álibi de macho, sempre, atrairia bem menos antipatia caso alegasse ao chefe que fodeu como um touro à noite, que desmontou uma mulher, partiu ela ao meio, você um hétero que honra a sua origem e sangue do Oeste catarinense. E foi o que fez, alegou ao patrão passar a noite fodendo. Na próxima vez vai arriscar um pouco de cocaína pra ir trabalhar mais ligado e atento depois da noitada. E mais e mais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Brasileiros e brasileiras sempre quererão mais. Hoje em dia em especial, após tanto sofrimento, pandemia, brigas em família, estresse, sobrecarga de trabalho para conseguir sobreviver, ter de mastigar pescoço de frango em vez de carne, ter de aturar tanta besteira e discussão política, conversas raivosas no transporte público, na rua, na tevê.

Todos e todas muito esperam do próximo governo, mesmo quem apoia o presidente neofascista imagina que em segundo mandato o negócio decola, sem a pandemia, sem a guerra ou o que mais estiver estorvando hipoteticamente o projeto ultraliberal e entreguista presidencial.

Todos e todas muito esperam de um novo governo Lula. Muitos bem se recordam dos idos de 2007, 2008, por lá, se recordam de pleno emprego e farto consumo. Eletricista, balconista, mecânico, encanador, ajudante-geral. Não faltava trabalho, às vezes até estes tinham de dispensar chamado no celular frente a tanta demanda por serviços.

A expectativa será imensa, mais do que natural considerando nosso caráter humano falível e simplista, de lógica básica, em que por óbvio o que vale é o mais imediato, a satisfação com o menor esforço despendido possível. A imensa maioria provavelmente incorporará tal comportamento social basilar, o mais querer.

Que venha, que venha o que nos satisfaz. Negar o desejo e o prazer é para bem poucos, estes e estas alcançarão a graça do Nirvana segundo a crença oriental. Você, nós, não.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO