CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Mezavila avatar

Ricardo Mezavila

Escritor, Pós-graduado em Ciência Política, com atuação nos movimentos sociais no Rio de Janeiro.

416 artigos

blog

Eu sei que não vai dar certo, mas Paris diz que vai

Paris fez ajuste em nosso brilho concedendo o título de Cidadão Honorário da Cidade ao companheiro Lula, semanas depois de Jair Bolsonaro ofender a primeira dama francesa

(Foto: RICARDO STUCKERT)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Uma espécie de virose anticivilizatória aguda se espalhou pelo país trazendo a síndrome de Hardy, a hiena. O grupo infectado tende ao pessimismo e baixa autoestima, que pode levar a um quadro de depressão coletiva. Os primeiros sintomas apareceram em 2016, quando passamos a viver um drama que parece interminável.

Durante o processo de impeachment acompanhamos, embasbacados, as entranhas do organismo do Congresso e das instâncias da justiça. A televisão mostrou como são, como agem, do que se alimentam, politiqueiros e juízes. Penso que foi ali, durante as transmissões ao vivo, que muita gente boa passou a ficar incomodada com um sentimento primitivo que começava a desabrochar no terreno das emoções.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um amigo confidenciou que sentia vontade de cometer ‘uma besteira’ toda vez que o deputado Onyx Lorenzoni intervinha em defesa do presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Entendo os motivos desse amigo, assim como na letra de Ouro de tolo de Raul Seixas, ele se olhava no espelho e se sentia um grandessíssimo idiota.

O drama do cotidiano brasileiro produziu caricaturas, estranhezas e esquisitices, como os patos da FIESP e os paneleiros da Atlântica. A bizarrice deu espaço para que uma bruxa messiânica contribuísse com um parêntese no livro da história. A moça, tresloucada, rodopiou repetindo aos berros: “Acabou a república da cobra”. (What)?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como na oração de São Francisco, “onde houver trevas que eu leve a luz”, uma notícia deu lugar para que a esperança retornasse ao nosso convívio. Paris fez ajuste em nosso brilho concedendo o título de Cidadão Honorário da Cidade ao companheiro Lula, semanas depois de Jair Bolsonaro ofender a primeira dama francesa. O líder indígena da região do Xingu, Cacique Raoni, também recebeu o título, em 2011. Há poucos dias, o presidente brasileiro ofendeu o líder na Assembleia Geral das Nações Unidas. Sejamos otimistas e proativos!  Não estamos do lado dos que ofendem, estamos do lado dos que são condecorados.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO