CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cesar Calejon avatar

Cesar Calejon

Jornalista, mestre em Mudança Social e Participação Política pela USP com especialização (MBA) em Relações Internacionais pela FGV. Autor dos livros A ascensão do bolsonarismo no Brasil do Século XXI, Tempestade Perfeita: o bolsonarismo e a sindemia covid-19 no Brasil e Sobre Perdas e Danos: negacionismo, lawfare e neofascismo no Brasil

36 artigos

blog

Expectativa de vitória em primeiro turno deve ser exercida com cautela

"A esquerda precisará estar atenta, porque o bolsonarismo atuará com medidas eleitoreiras que podem surtir efeito na imagem de Bolsonaro", diz Cesar Calejon

Lula e Jair Bolsonaro (Foto: Reuters/Carla Carniel | Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Cesar Calejon, para o 247 

A sabedoria popular afirma que a “expectativa é a mãe da decepção” por um motivo muito simples: é verdade. Em todas as searas ou disputas da vida, “ir com muita sede ao pote” não é uma boa estratégia. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na disputa eleitoral, vale o mesmo raciocínio. Evidentemente, é difícil ignorar o fato de que Lula aparece muito à frente de Bolsonaro, com chances reais de ser eleito ainda no primeiro turno, em todas as principais pesquisas eleitorais que foram apresentadas ao longo do último ano.

Contudo, a esquerda precisará estar atenta e forte, porque o bolsonarismo, a partir deste ponto, atuará com base em medidas emergenciais eleitoreiras que poderão surtir algum efeito sobre a imagem de Bolsonaro. Além disso, o governo redirecionou um grande volume de recursos à Globo, o que pode fazer com que a família Marinho, pelo menos, evite algumas críticas mais ácidas. Ou seja, a batalha, de fato, começa agora e a perspectiva de uma vitória fácil não é o que a seriedade do momento requer.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Neste domingo, a convenção do PL, que será realizada no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, deverá testar a resiliência de Bolsonaro e determinar o tom para a reta final da campanha presidencial. 

De um lado, os estrategistas do bolsonarismo insistem para que Jair Bolsonaro abandone a sua sanha autoritária e seja capaz de se focar nas medidas eleitoreiras emergências que o governo federal foi capaz de avançar junto ao Congresso Nacional em caráter emergencial. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Do outro, Bolsonaro é, notoriamente, uma figura limítrofe, sem elementos e que sabe agir, única e exclusivamente, de acordo com o seu populismo barato, agressivo e banal que orienta a sua conduta. 

De qualquer forma, caso a campanha bolsonarista consiga imprimir algum nível de resiliência ao bolsonarismo, a contenda política deverá se acirrar ao longo das próximas semanas e o campo progressista precisará estar mais forte, atento e coeso para derrotar o bolsonarismo nos dois possíveis turnos das eleições presidenciais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Apoie a iniciativa do Jornalistas pela Democracia no Catarse

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO