CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Celso Raeder avatar

Celso Raeder

Jornalista e publicitário, trabalhou no Última Hora e Jornal do Brasil, é sócio-diretor da WCriativa Marketing e Comunicação

96 artigos

blog

Gados do asfalto MC

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sou motociclista há quase 40 anos, mas apenas na última década é que passei a me interessar pelo motoclubismo, uma atividade que reúne milhares de amantes das duas rodas em eventos animados pelo Brasil inteiro. Máquinas de todos os modelos e cilindradas, muito rock´n roll, um clima de permanente camaradagem nestes encontros que lembram o festival de Woodstock. Mas, o que me despertou maior entusiasmo para participar dessa irmandade, foram os valores éticos e morais que sempre defendi, como o respeito ao próximo, tratar todos como iguais, independe de raça, credo, religião, opção sexual, etc. As pessoas de fora não sabem, mas a caveira, símbolo que mais se identifica com o motociclismo, existe para nos lembrar de onde viemos e para onde iremos, sem distinção. 

Não sou ingênuo de acreditar que todos aqueles que circulam neste universo pensem dessa forma, mas pelo menos se comportavam como se respeitassem e valorizassem os códigos que definem o caráter de um motociclista cidadão. Ocorre, no entanto, que nos últimos anos uma onda de ódio varreu o nosso país, e o motociclismo não ficou imune a isso. Pelo contrário. Na esteira da ascensão da intolerância, confirmei aquilo que já sabia, mas me negava a crer: a elite reacionária, até então “sufocada” pela onda de civilidade e democracia em que o país vivia, rasgou o colete da hipocrisia para se tornar arauto do fascismo, cultuando o líder que comanda os passeios no entorno do Palácio da Alvorada nos finais de semana.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No próximo domingo, dia 23, Jair Bolsonaro estará no Rio de Janeiro para mais um desses passeios de moto com seus seguidores. O mais interessante nisso tudo é que o organizador do evento, um tal Waldir Ferraz, nunca viu uma motocicleta na vida. O cara é um marinheiro de canoa que leva seu patrão para pescar na Baía de Angra, e recebe um salário em cargo comissionado, sem qualquer qualificação para a função que ocupa, de aproximadamente R$ 14 mil. Conhecido como Jacaré, Ferraz já disputou eleição para vereador, obtendo míseros 500 votos. Pois é esse sujeito que agora se apresenta como organizador de um evento do qual ele não tem a menor representatividade. 

No panfleto de convocação consta ainda, como apoiadores, outras pessoas sem qualquer intimidade com o motociclismo, mas com experiências fracassadas em eleições municipais. Ou seja, essa patota está instrumentalizando milhares de motociclistas com o único intuito de se promoverem politicamente. Quem é do meio sabe que esses eventos servem para arrecadar alimentos para doação a instituições sociais. Procure no papel distribuído por Jacaré se existe essa solicitação de auxílio aos mais necessitados? 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Waldir Jacaré pode até criar o seu próprio motoclube. Já dei até a sugestão de nome no título desse artigo. Mas primeiro ele vai precisar comprar uma bicicleta com rodinhas para aprender a se equilibrar. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO