CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2484 artigos

blog

Generais derrotam “ala ideológica” do governo

Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia, avalia que Olavo de Carvalho e Carluxo, da ala ideológica do bolsonarismo, "deram as cartas, abusaram do poder de indicar ou derrubar ministros, o que só provocou instabilidade e nada de positivo para o governo". Bolsonaro tenta "desviar o Titanic do iceberg", acrescenta

(Foto: Esq.: Isac Nóbrega - PR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia

Dois episódios recentes sinalizam mudança nos rumos do governo. O número 2 da Casa Civil, Vicente Santini, foi exonerado por Bolsonaro por ter usado avião da FAB no trajeto Davos-Índia, a fim de acompanhar a visita do presidente àquele país.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Logo a seguir, por pressão do filho, Eduardo, Bolsonaro reconduziu Santini ao governo, mas em outro cargo, de menor expressão.

Algumas horas depois, recuou de novo, mandando Santini de vez para a rua, aconselhado pelos generais Augusto Heleno e Luiz Eduardo Ramos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No dia anterior, Heleno tinha declarado guerra à “ala ideológica” ao propor “descontaminação” no Ministério da Educação e indicar que Abraham Weintraub está com os dias contados no governo.

Diferentemente do que costumava ocorrer, o chefe da “ala ideológica”, Olavo de Carvalho não reagiu às declarações. O outro expoente dessa ala, Carlos Bolsonaro também não se manifestou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A perda de poder de Carvalho também foi revelada na troca de comando da secretaria da Cultura, outro setor que estava sob suas asas desde o início do governo. Ele sequer foi consultado a respeito do substituto de seu discípulo, Roberto Alvim. Demonstrou insatisfação com a indicação de Regina Duarte, mas esperneou em vão: Bolsonaro manteve a nomeação da atriz.

Depois do primeiro ano em que Olavo de Carvalho e Carluxo deram as cartas, abusaram do poder de indicar ou derrubar ministros, o que só provocou instabilidade e nada de positivo para o governo, a impressão é que os dois generais do governo derrubaram a ambos, com apoio de Bolsonaro, é claro, na tentativa de salvar o mandato ou seja, desviar o Titanic do iceberg.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO