CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Tiago Barbosa avatar

Tiago Barbosa

Jornalista, pós-graduado em História e Jornalismo, com passagem por jornais de Pernambuco

23 artigos

blog

Globo criou o ambiente tóxico para a tortura de Lucas no BBB 21

A edição do BBB com mais representantes negros fica marcada por oprimir e expelir da casa justamente um indivíduo cujos traços de personalidade são alvo constante da opressão racial e social

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A capitulação do participante Lucas Penteado do BBB 21 é, de forma melancólica, o retrato de um Brasil oprimido por intolerância e preconceito.

E revela de modo cabal como o ciclo de crueldade da discriminação prospera se encontra guarida em um ambiente cínico e conivente - o silêncio brutal e encorajador da Rede Globo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A trajetória de Lucas no programa foi uma via-crúcis psicológica pontuada por ataques cruéis em cuja essência estava a incapacidade de aceitar a fragilidade e a personalidade do brother.

Lucas apanhou por falar muito, por falar pouco. Por ser agressivo, por ser apático. Por sorrir, por ficar calado. Por ser inocente, por ser esperto.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Foi ridicularizado pela felicidade pueril de travar rimas com o ídolo e caricaturizado como "defensor de vagabundo" pela militância dele na vida real.

Levou pancada de pessoas "iguais e diferentes", de quem se supunha parceiro na busca por uma sociedade menos covarde e racista, mais inclusiva e tolerante.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A rotina de violência - à base de xingamentos, apartheid e deboche - expôs a fratura na solidez de uma luta supostamente travada de forma conjunta por quem sente na pele o racismo.

A edição do BBB com mais representantes negros fica marcada por oprimir e expelir da casa justamente um indivíduo cujos traços de personalidade são alvo constante da opressão racial e social.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lucas foi chamado de "cara de demônio", "merda, abusador", excluído e cerceado no direito à participação e sociabilização - repetição intramuros de uma prática frequente no país onde o negro é rechaçado de ambientes de bonança e poder, enxotado à passagem de serviço, à cozinha e a extensões modernas da senzala de outrora.

O estopim uniu dois preconceitos: o racial e sexual. Lucas teve a bissexualidade questionada após protagonizar beijo com Gilberto. "Quer usar a agenda LGBT", disse um participante.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A saída do programa é, erroneamente, tomada como um ato voluntário. Mas responde, na verdade, a um sufocamento praticado diariamente. 

Lucas não conseguia respirar no BBB. E essa asfixia contou com o beneplácito sórdido da Globo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O BBB é um programa de entretenimento cujo mote é brincar com o limite psicológico de pessoas distintas obrigadas a conviver sob um mesmo teto. Em 2021, tornou-se laboratório do preconceito e da tortura.

A Globo assistiu calada à crescente onda de ataques a Lucas e, como faz em situações de crises cujo cerne contraria seus objetivos, só tentou intervir para controlar a narrativa.

Mais feroz crítica do participante, Karol Conká mudou subitamente de postura após passagem pelo confessionário - a audiência desconfiou de interferência da direção.

E um áudio atribuído a Boninho em circulação após Lucas deixar a casa escancara a complacência da emissora.

Na conversa com Projota, o diretor culpa a vítima pela violência sofrida ao considerá-lo "monstro quando bebe" e se cala quando o músico revela ter guardado uma faca "para se defender".

A declaração reprisa o discurso violento comumente direcionado a mulheres molestadas após uso de álcool ou adoção de um estilo de vida livre e alheio às amarras machistas.

A postura da emissora mimetizou a opressão fascista das ruas brasileiras contra vulneráveis desumanizados pela cor, classe social ou situação de fragilidade. 

A Globo deixou a "mira na cabecinha" para o preconceito e a violência dos participantes dispararem contra Lucas.

Na TV, a tortura lhe tirou o BBB. Aqui fora, tiraria a vida. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO