CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Luiz Carlos Bresser-Pereira avatar

Luiz Carlos Bresser-Pereira

Professor emérito da Fundação Getúlio Vargas onde pesquisa e ensina teoria econômica e teoria política desde 1959. Foi Ministro da Fazenda (1987) e Ministro da Administração Federal e Reforma do Estado (1995-98). É doutor honoris causae pela Universidade de Buenos Aires

41 artigos

blog

Golpe de Estado na Bolívia

"A Bolívia, país muito pobre, foi vítima de golpes e mais golpes que confirmam um fato simples: países que não completaram sua revolução industrial e capitalista a democracia é sempre instável", avalia o economista e ex-ministro da Fazenda Luiz Carlos Bresser Pereira sobre o golpe que forçou a renúncia do presidente Evo Morales na Bolívia

Protestos na Bolívia (Foto: REUTERS/Kai Pfaffenbach)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Na Bolívia, mais um golpe de Estado: Evo Morales foi obrigado a renunciar. 

A Bolívia, país muito pobre, foi vítima de golpes e mais golpes que confirmam um fato simples: países que não completaram sua revolução industrial e capitalista a democracia é sempre instável. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Morales é um político indígena de esquerda que, para surpresa de muitos, governou seu país nos últimos 14 anos com rara competência. 

Garantiu a seu país estabilidade e uma excelente taxa de crescimento econômico.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Entretanto, há cerca de um ano vinha encontrando problemas inclusive com indígenas. E foi nesse quadro difícil que enfrentou recentemente uma quarta eleição na qual ele cometeu um grande erro. 

Quando começou a se tornar claro que ele venceria o pleito, mas teria que enfrentar um segundo turno, as apurações foram suspensas por um dia e, em seguida, os resultados mudaram a favor de Morales.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A direita boliviana, que sempre esteve no poder, e sempre foi liberal e corrupta ou então liberal e incompetente, aproveitou-se desse erro para pressionar pela renúncia de Morales. 

Sem apoio dos militares e sob pressão da Organização dos Estados Americanos, Morales renunciou. Vemos, assim, mais uma vez, como é difícil a sorte dos países na periferia do capitalismo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO