CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Renato Rovai avatar

Renato Rovai

Renato Rovai é editor da Revista Fórum

325 artigos

blog

Ibope: Erundina pode se tornar prefeita de São Paulo

Erundina tem todas as condições de se tornar um misto de Sanders, com Pablo Iglesias do Podemos e a recém eleita prefeita de Roma, Virgínia Raggi, do Movimento Cinco Estrelas

erundina (Foto: Renato Rovai)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A mais recente pesquisa Ibope para a prefeitura de São Paulo mostra que a ex-prefeita e atual deputada federal pelo PSOL, Luiza Erundina, com seus 81 anos, é o fato novo desta eleição. Erundina tem 8% das intenções de voto contra 10% de Marta, 7% de Haddad, 6% de João Doria e 26% do líder Celso Russomano.

A questão é que Erundina mal anunciou, de fato, sua candidatura. Enquanto isso Russomano é candidato desde o dia em que não foi para o segundo turno na última eleição. Marta é candidatíssima desde que saiu do PT e já apareceu em vários programas do PMDB. Haddad é o atual prefeito. E João Doria tem tido grande espaço na mídia mesmo antes de se decidir pela disputa paulistana.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Erundina tem todas as condições de se tornar um misto de Sanders, com Pablo Iglesias do Podemos e a recém eleita prefeita de Roma, Virgínia Raggi, do Movimento Cinco Estrelas.

Esses candidatos têm feito disputas por fora dos sistemas tradicionais. Com poucos recursos e sem fazer parte de partidos estruturados, esses candidatos e tantos outros, como as atuais prefeitas de Madrid e Barcelona, se utilizam da força do discurso e da militância de redes e de ruas como sua força propulsora, o grande diferencial.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Evidente que, com o pouco tempo TV que Erundina terá, sua tarefa não será nada fácil. Mas, na opinião do blogueiro, se por um acaso ela for para o segundo turno, será uma candidata quase imbatível.

Por outro lado, essa pesquisa Ibope traz notícias muito ruins para a o prefeito Haddad, cuja gestão não merece ser tão mal avaliada. Mas o desgaste do PT somado à péssima gestão de comunicação do seu governo acabam se tornando uma tempestade perfeita para as suas pretensões eleitorais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Haddad está longe de ser um candidato sem chances. Até porque ele tem o que defender e terá tempo para isso na propaganda eleitoral. Mas essa notícia de Erundina à frente lhe cria grandes problemas para dialogar com o campo progressista da cidade. Haddad deixa de ser a opção natural deste segmento e terá que mostrar que tem mais condições de fazer um bom governo e de ganhar a eleição do que a candidata do PSOL.

As eleições de 2016 tendem a ser as mais surpreendentes desde a redemocratização e por isso mesmo o fenômeno Erundina não pode ser desconsiderado. É um daqueles acontecimentos  quase impossíveis, mas num momento como o atual, o quase impossível não pode ser descartado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO