CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Arnóbio Rocha avatar

Arnóbio Rocha

Advogado civilista, membro do Sindicato dos Advogados de SP, ex-vice-presidente da CDH da OAB-SP, autor do Blog arnobiorocha.com.br e do livro "Crise 2.0: A taxa de lucro reloaded".

101 artigos

blog

Ideologia: Comunicação e Veículo

Precisamos repensar nossa estratégia de combate ao discurso da extrema direita

Dep. Nikolas Ferreira (PL - MG) (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Minha amiga Ana Lúcia Silva, militante de movimentos sindicais e sociais, fundadora da CUT, sua primeira secretária de Formação Política, continua ativa e firme no trabalho de base, de formação e de discussão política.

Mandou alguns áudios interessantes de como a Ideologia (a Mensagem) chega de cima para baixo, como nós não nos damos conta de que o maior Veículo (meio) de levar a Ideologia (Comunicação) da Direita, acaba sendo nós mesmos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por exemplo, Nikolas Ferreira vai passar um ano despejando conteúdo ideológico neofascista na Comissão de Educação, “Ideologia de Gênero” “Marxismo Cultural” “Homeschooling”, “aborto”.

O que fazemos, desde ontem?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Projetamos Nikolas Ferreira, damos espaços nas nossas redes à pregação dele. Não o combatemos, ao contrário, promovemos a quase um gênio.

Na visão da minha querida companheira, ignorar o discurso, não cair nas provocações e nem se preocupar no que ele diz, discutir com idiota tem uma certeza, ele é profissional na idiotia, discurso racional não altera o conteúdo da disputa. O combate a ele é/deveria ser exclusivamente no Parlamento, nenhuma repercussão fora dele. Mesmo no parlamento é mero exercício retórico “radicalizar”, não há espaço ou mesmo razão prática.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É uma estratégia extremamente complexa, é o inverso da nossa formação, pois nossa tradição de comunicação é outra, o que os ajuda. Nenhum discurso nosso é levado à bolha deles, simplesmente nos ignoram e são fortes em afirmação do que pensam, como pensam, nos desqualificam e seguem em frente.

A verdade é mero detalhe.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em síntese, somos usados como veículos deles, damos publicidade, repercussão, propagandeamos o que eles dizem, a nossa resposta elaborada não tem eficiência, pois a redução de ideias que fazem é perfeita, não há resposta simples.

Ou repensamos o combate, ou a sensação é de derrota mesmo. Não fazemos nada errado, em tese, mas não entendemos a forma que eles se comunicam, nos concentramos no conteúdo, com forma muito difícil de entender.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O difícil, não é fácil, nos ensinava Vicente Matheus.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO