CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Renato Rovai avatar

Renato Rovai

Renato Rovai é editor da Revista Fórum

325 artigos

blog

Impeachment, go home!

O impeachment vai voltar pra casa mesmo antes das manifestações de 15 de março. Porque são poucos os que têm algo a perder que entrariam nesta aventura

O impeachment vai voltar pra casa mesmo antes das manifestações de 15 de março. Porque são poucos os que têm algo a perder que entrariam nesta aventura (Foto: Renato Rovai)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

(originalmente publicado na revista Fórum)

Não é preciso ter a genialidade de um Merval para chegar à conclusão de que o impeachment de Dilma é morto. Ele já era algo absolutamente sem nexo e potencial se analisado apenas dentro do contexto dos dias mais terríveis desse início de governo Dilma. Mas colocado em perspectiva, se tornava algo pior, uma insanidade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em processos políticos não se deve olhar o jogo apenas olhando as peças que estão sobre o tabuleiro. É preciso sempre buscar enxergar as que podem voltar ao jogo se a situação se complicar de fato.

Na política, como Maquiavel já registrou, os aliados atuais são os inimigos de amanhã. E vice-versa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quem conhece um pouco a história recente do Brasil sabe que, mesmo ferido, o PT ainda é o partido mais forte do Brasil e o que tem mais condições de botar gente na rua.

Quem conhece um pouco de história sabe que lideranças como Lula se produzem a cada 100 anos e que não são derrotáveis nem em furacões quanto mais em ventanias infladas por ventiladores midiáticos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quem conhece um pouco de história sabe que o empresariado não rasga dinheiro à toa e nem corre risco em aventuras. Que pode até jogar contra o governo, mas não quer o país pegando fogo.

Ou seja, a tese do impeachment deveria ser a última das possibilidades de uma narrativa que precisaria esperar ao menos a lista de Janot. Mas a oposição tresloucada e capitaneada pela mídia tradicional quis forçar a barra para agradar interesses dos que querem afundar a Petrobras e ficar com o Pré-Sal.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quem quer o impeachment de Dilma são aqueles para os quais o jornalista Merval Pereira fez análise de conjuntura, segundo os vazamentos do wikileaks. São aqueles para os quais Merval Pereira garantiu que Aécio seria candidato a vice na chapa de José Serra, em 2010.

O impeachment vai voltar pra casa mesmo antes das manifestações de 15 de março. Porque são poucos os que têm algo a perder que entrariam nesta aventura. E o porta-voz do recuo já deixou isso claro hoje. Impeachment, go home.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO