CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Virginia Berriel avatar

Virginia Berriel

Executiva Nacional da CUT

22 artigos

blog

Jornalista, uma profissão que também salva

Os profissionais da imprensa, independentemente da linha editorial do veículo de comunicação onde trabalham, precisam ser respeitados. O valor social do trabalho jornalístico contribui decisivamente para garantir a liberdade e a democracia

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Nestes tempos duros de pandemia da Covid-19, os desafios dos jornalistas aumentaram. No mínimo, se multiplicaram tamanho o grau de insensatez, negacionismo e ignorância que passou a ditar as regras no país.

Desde que o atual presidente assumiu, os jornalistas e profissionais da imprensa passaram a ser perseguidos, ameaçados, xingados, atacados e até espancados. Não apenas pelo presidente, mas por parte de seu governo e também pelos seus fanáticos seguidores.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os profissionais da imprensa passaram a correr muito mais riscos, num grau de vulnerabilidade nunca antes visto na história do Brasil. Ter que levar informação todos os dias para milhões de brasileiros, tornou-se um ofício de alto risco em nosso país. 

Hoje a informação requer muito mais apuração e o tempo é outro. O tempo é on-line, em tempo real, o que obriga o jornalista a ter muito mais cuidado e feeling, desde a pauta até a matéria ser veiculada. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O mercado de trabalho para os profissionais da imprensa encolheu muito. À exceção dos que estão nos telejornais, nas grandes emissoras, ou nos grandes veículos impressos, a maioria teve que migrar para as mídias digitais e para assessorias de imprensa. Ao contrário do que muita gente imagina, a maior parte dos jornalistas trabalha sem os direitos trabalhistas garantidos. Muitos tiveram que virar pessoa jurídica e disputar espaço nesse mercado que encolheu. A categoria tem que se reinventar a cada dia. 

A informação no Brasil, nesses tempos sombrios e difíceis de ataques permanentes à democracia, à liberdade de expressão e de imprensa, tem sido não apenas orientadora, mas efetivamente tem ajudado a salvar vidas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 Os jornalistas brasileiros estão salvando vidas com informação precisa, ética, isenção e transparência. Eles informam e sensibilizam a população da sua responsabilidade em defesa da vida, têm combatido a onda de desinformação, que é grande, no país. 

 Os veículos de comunicação como O Globo, Extra, G1, Estadão, Folha e UOL, tiveram que criar o consórcio da imprensa para informar a população sobre a Covid-19. Os dados da doença passaram a ser mapeados dia-a-dia, nos estados, com o balizamento do número de infectados e óbitos, o crescimento ou a redução da doença, compondo uma estatística transparente e extremamente confiável.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na verdade, esta foi uma inovação dos veículos de imprensa e dos jornalistas para continuarem informando com precisão, já que os dados deveriam ser fornecidos pelo governo, mas este, por diversas vezes, sonegou e tentou omitir informações.

Os jornalistas, com o seu trabalho, têm combatido as fake news que são disseminadas aos montes, inclusive pelo próprio governo. A veracidade dos fatos, levada para milhões de brasileiros, tem transformado costumes e permitido que a população recorra, cada vez mais, a um instrumento confiável.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Podemos afirmar que o trabalho dos jornalistas, sejam eles empregados de grandes veículos de comunicação ou dos veículos alternativos e independentes, tem ajudado a salvar os brasileiros da ignorância e sido o suporte para denunciar ao mundo a barbárie que ocorre no Brasil.

Os profissionais da imprensa, os jornalistas são imprescindíveis. A informação é imprescindível, necessária. É luz para a vida e para os brasileiros. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O jornalista faz parte das categorias consideradas essenciais e é, sem dúvida, uma profissão crucial nesta pandemia. Os jornalistas arregaçaram as mangas e mostraram o seu valor, com credibilidade e transparência. Eles têm feito a diferença na linha de frente e mostrado a importância da profissão.

Não podemos aceitar mais ataques aos jornalistas e tentativas de constrangimento, sejam eles vindos da direita, do centro ou da esquerda.

Os profissionais da imprensa, independentemente da linha editorial do veículo de comunicação onde trabalham, precisam ser respeitados. O valor social do trabalho jornalístico contribui decisivamente para garantir a liberdade e a democracia.

No Dia do Jornalista, 07 de abril, temos que comemorar com orgulho e agradecimento. Os profissionais estão construindo uma nova história. Com coragem, se reinventaram e se lançaram aos novos desafios impostos pela pandemia na disputa da realidade, de novas narrativas essenciais nesses tempos entre a vida e a morte. A vida, com certeza, tem sido a grande inspiração e jornada.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO