CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2484 artigos

blog

Lava Jato vai acabar com o Brasil antes de acabar com a corrupção

"Em três anos de atuação a única coisa que a Lava Jato conseguiu foi mostrar algo que as pessoas bem informadas já sabiam há muito tempo: que a relação entre governos e empresários é espúria; que não se faz negócios com o governo sem pagar pedágio; que não se faz doação eleitoral sem uma boa contrapartida. O que a Lava Jato conseguiu foi mostrar ao mundo que o Brasil é um país de corruptos", diz o colunista Alex Solnik; "Lava Jato não melhorou o país, não melhorou a vida de um só brasileiro. Não encheu a barriga de ninguém. Trouxe o desemprego em massa como maior legado. E não vai acabar com a corrupção"

"Em três anos de atuação a única coisa que a Lava Jato conseguiu foi mostrar algo que as pessoas bem informadas já sabiam há muito tempo: que a relação entre governos e empresários é espúria; que não se faz negócios com o governo sem pagar pedágio; que não se faz doação eleitoral sem uma boa contrapartida. O que a Lava Jato conseguiu foi mostrar ao mundo que o Brasil é um país de corruptos", diz o colunista Alex Solnik; "Lava Jato não melhorou o país, não melhorou a vida de um só brasileiro. Não encheu a barriga de ninguém. Trouxe o desemprego em massa como maior legado. E não vai acabar com a corrupção" (Foto: Alex Solnik)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A Lava Jato é uma desgraça que se abateu sobre o país há três anos.

Não por coincidência, três anos de recessão, três anos de ódio, três anos de instabilidade politica, três anos de retrocesso democrático.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nenhuma "operação" radical que se propõe a destruir alguma coisa gigante trouxe coisas boas nem foi bem sucedida.

A Inquisição quis acabar com o judaísmo. Teve apoio popular porque queimava os hereges em praça pública e sem cobrar ingressos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Roma quis acabar com os cristãos. Saciava a sede de sangue da massa promovendo grandes torneios em que cristãos desarmados eram obrigados a enfrentar leões famintos.

Milhares de judeus foram queimados, milhares de cristãos foram dilacerados, mas o judaísmo e o cristianismo não acabaram.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Lava Jato ganhou popularidade propondo acabar com a corrupção, uma tarefa tão inviável quanto acabar com o judaísmo ou o cristianismo.

Mas se tornou popular queimando petistas vivos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Isso foi no início, quando a ideia era dizimar o PT; agora que os petistas foram queimados a Lava Jato cumpre a tarefa de acabar com o PMDB.

Além de promover espetáculos públicos de destruição de biografias e incitar a população contra um governo eleito, a Lava Jato praticou o maior atentado à constituição já praticado desde a redemocratização, ao grampear e divulgar o grampo de uma presidente da República.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E inaugurou o hábito de prender antes de julgar, a pretexto de "manutenção da ordem pública".

E incentivou a delação, criando a figura do "delator premiado".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sob o silêncio cúmplice de instâncias superiores, cujo papel é defender a constituição.

Dá impressão que a Lava Jato se transformou no Quarto Poder, pairando no céu da pátria como "uma esperança" semelhante à de encontrar um pote de ouro no fim do arco-iris.

O messianismo sobrevive no Brasil. O Dom Sebastião do momento é Sérgio Moro, que formalmente é um juiz, mas na prática atua mais como inquisidor.

Apesar da voz desagradável, do cabelinho curto e das ideias idem ele tem uma legião de seguidores fanáticos.

Não é possível explicar racionalmente a atração da classe média por essa figura estranha, para dizer o mínimo.

Em três anos de atuação a única coisa que a Lava Jato conseguiu foi mostrar algo que as pessoas bem informadas já sabiam há muito tempo: que a relação entre governos e empresários é espúria; que não se faz negócios com o governo sem pagar pedágio; que não se faz doação eleitoral sem uma boa contrapartida.

O que a Lava Jato conseguiu foi mostrar ao mundo que o Brasil é um país de corruptos.

A Lava Jato conseguiu acabar com um governo em início de mandato, associada a um grupo de políticos golpistas que agora trata de também alijar do poder.

A Lava Jato passou a ser o principal assunto do país, passou a ditar a pauta nacional. Assuntos urgentes, como a recuperação econômica e os juros exorbitantes, que dilapidam a economia popular, passaram ao segundo plano.

Os brasileiros querem saber quem é o próximo poderoso a cair em desgraça.

Quem será o próximo queimado vivo.

A Lava Jato não melhorou o país, não melhorou a vida de um só brasileiro. Não encheu a barriga de ninguém. Trouxe o desemprego em massa como maior legado.

E não vai acabar com a corrupção.

Antes, vai acabar com o Brasil.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO