CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Valéria Guerra Reiter avatar

Valéria Guerra Reiter

Escritora, historiadora, atriz, diretora teatral, professora e colunista

387 artigos

blog

Liberdade de expressão e fake news

Resistir à desinformação de “Marias” ou “Beltrão” é preciso.

Maria Beltrão (Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A ABI é uma instituição centenária: 113 anos. Associação Brasileira de Imprensa uma luta, uma história, uma resistência em jornalismo. 

  O Código de Ética dos jornalistas nos lega: liberdade, responsabilidade, compromisso, obrigação social dentro das malhas privadas, públicas e não-governamentais. Resistir à desinformação de “Marias” ou “Beltrão” é preciso.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

  Quando um jornalista realiza documentários brilhantes, como por exemplo o jornalista Joaquim de Carvalho vem realizando no Brasil 247 ( de forma investigativa),  ou escreve um livro com o apoio dos fatos de forma altamente elucidativa; como o exemplo a seguir demonstra, ele está exercendo a profissão com seu ethos.

 Nos tempos líquidos estamos navegando nas ondas dos bytes, nossos olhos enxergam a quantidade, não a qualidade. O ideal é que ambas se equilibrem.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 “Escrever” não é para todos, posto que esta atribuição depende de certas prerrogativas como: criatividade, reflexão, coesão...

   Já somos oito mil pessoas curtindo e comentando este empreendimento que narrará de forma historiográfica o advento da Vigília histórica LULA LIVRE que acampada em Curitiba fez a diferença em termos de resistência histórica no Brasil.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 Sublevações já delinearam a trajetória de este povo que sempre fora escarnecido e espoliado; e reagir às pressões de uma burguesia; e de uma elite do atraso que sempre pisoteou seus lombos foi a tônica de Antônio Conselheiro, José Maria, Tiradentes, João Cândido, Luís Carlos Prestes, Felipe dos Santos e outras atores/líderes da resistência.

  Os públicos que participam de este case, que é a página instituída no Facebook para divulgar o livro histórico é aquele que também é RESISTENTE.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

   OBJETIVOS DA COMUNICAÇÃO DO PROJETO DO LIVRO BOM DIA PRESIDENTE LULA – UMA HISTÓRIA  DE RESISTÊNCIA. 

 Partindo de estudos historiográficos na área das sublevações nacionais me senti empolgada com o movimento da Vigília Lula Livre em Curitiba quando da prisão do ex-presidente Lula. Através dos tempos vimos brotar no Brasil inúmeras revoltas contra o status-quo: geralmente de cunho opressor. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

  Na qualidade de escritora, historiadora e jornalista percebi o quanto se faz mister a confecção de mais um momento elucidativo e elucubrativo da trajetória do povo brasileiro vitimado pelo golpe de 2016.  Os objetivos são de cunho educacional e sociológico, no campo dos saberes que facilitam o processo de ensino-aprendizagem formal e informal.

  Publicar e divulgar livros; ou outros modelos documentais se faz altamente salutar, principalmente dentro do contexto cultural e massivo e sob o aspecto midiático reducionista. Os produtores de conteúdo que navegam on-line saem das esteiras das fábricas de “aspidistras”, mantém o sistema. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

  Que o diga o autor de A flor da Inglaterra , George Orwell. O mesmo da Revolução dos bichos e Duas na Birmânia, o jornalista e escritor disse que o nazismo é uma forma de capitalismo; e em sua mais difundida obra 1984: expõe de forma visionária muitas das realidades atuais. Incluindo o cerceamento da liberdade de expressão, que hoje no Brasil se confunde com liberdade de agressão.

  Somos livres para xingar, mentir, ameaçar, e denegrir nosso próximo em nome da liberdade de expressão (expressão de ideias sem ameaças)? Onde impera um cardápio de indultos VIPS a serem distribuídos no clube de uma milícia evangelística, que rouba dos pobres para dar aos ricos.

#LEIABRAZILEVIREBRASIL 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO