CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Miguel do Rosário avatar

Miguel do Rosário

Jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje

334 artigos

blog

Lula vence farsa judicial da Lava Jato & Globo – e cresce fortemente no Datafolha

A mídia está estupefata com a resiliência de Lula e não apresenta uma explicação ao eleitor: então apenas repete, qual papagaio, aquilo que tudo mundo já sabe sobre a “condenação”

30/08/2017- Povo de Banabuiú (CE) recebe Lula e sua caravana. Foto: Ricardo Stuckert (Foto: Miguel do Rosário)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Nas manchetes e reportagens publicadas hoje com base nos números do Datafolha divulgados desde ontem, a “condenação” de Lula por Sergio Moro, os “escândalos”, são repetidos ad nauseam. Em algumas matérias, repete-se três vezes, no mesmo texto, que o ex-presidente é alvo da Lava Jato.

Na Folha, a manchete é “Voto em Lula resiste a escândalos e condenação”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Entretanto, a meu ver, o mais correto seria manter apenas as primeiras palavras: Voto em Lula resiste.

A mídia está estupefata com a resiliência de Lula e não apresenta uma explicação ao eleitor: então apenas repete, qual papagaio, aquilo que tudo mundo já sabe sobre a “condenação”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O que a Folha não fala é que, jamais, uma “condenação” judicial foi tão contestada no meio jurídico e na opinião pública.

O voto em Lula não resiste exatamente a uma “condenação” e sim a uma farsa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Lava Jato não é a “maior luta contra a corrupção” da história do Brasil, e sim a maior farsa judicial da história do Brasil, conseguindo superar, em magnitude, a farsa anterior, o mensalão.

Lula cresce, tanto na espontânea, onde ele ganhou 3 pontos, saindo de 15% para 18%, quanto na estimulada, na qual atingiu 35%, cinco pontos à frente da pesquisa anterior.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Aliás, vale registrar a estratégia meio infantil da Folha de ter dado destaque à pesquisa no sábado, quando o público é menor, e tentar omiti-la em seu portal durante o domingo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

João Doria, depois de tantos passeios pelo Brasil, perdeu dois pontos. O tucano tinha 10 pontos em junho e caiu para 8 pontos agora.

 

Bolsonaro ficou estagnado em 16% e 17%, a depender do cenário, oscilando mais ou menos um ponto positivamente sobre a pesquisa anterior.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A rejeição de Lula caiu quatro pontos, enquanto a de Bolsonaro subiu 3 pontos.

A pesquisa Datafolha foi feita nos dias 27 e 28 de setembro, ou seja, depois de todos os últimos factoides midiático-judiciais contra Lula.

Uma conclusão rápida que podemos fazer é que uma parte importante do eleitorado já detectou o jogo sujo das conspirações midiático-judiciais: quanto mais estas inventam mentiras e forjam delações contra Lula, mais o eleitorado se rebela contra a tentativa de manipular sua consciência, e fica ainda mais determinado a votar em Lula.

Quanto às análises em cenários sem Lula, são inteiramente irreais. O eleitor não vai se posicionar num cenário sem Lula porque Lula aí está.

É evidente que um candidato apoiado por Lula, seja qual for, herdará a maioria de seus votos, dado o caráter personalizado do voto lulista.´

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO