CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Paulo Moreira Leite avatar

Paulo Moreira Leite

Colunista e comentarista na TV 247

1185 artigos

blog

Lula venceu por pontos

"Encerrado o primeiro de dois debates previstos para a campanha presidencial, a vitória de Lula ficou clara", analisa Paulo Moreira Leite

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O candidato do PT esteve longe de uma atuação impecável  -- chegou a ser prolixo e dispersivo em determinadas ocasiões -- e, na terceira e última parte, perdeu controle sobre o próprio tempo, permitindo que Bolsonaro fizesse uma fala de cinco minutos, sem interrupção nem intervalo.

A vantagem de Lula se explica pelo seu comportamento altivo nos dois primeiros blocos, enquanto Bolsonaro fazia movimentos desconexos para fugir de críticas bem encaixadas do adversário.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um levantamento do instituto Quaest diz que Lula saiu-se melhor -- 43% a 39% -- no primeiro bloco, massacrou o adversário no segundo -- 46% a 34% -- e acabou oprimido no terceiro, quando perdeu por 51% a 39%, quando Bolsonaro teve direito a uma fala de 5 minutos.

Ao vetar qualquer toda menção à uma indecorosa referencia  de Bolsonaro a garotas venezuelanas ("pintou um clima"),  o ministro do TSE Alexandre Moraes estabeleceu uma censura prévia que evitou um provável nocaute moral num candidato que ganhou a medalha de ouro de hipocrisia quando se queixou que  Lula tentava atingir aquilo que tem de mais "sagrado, defesa das famílias e das crianças".  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como se acreditasse nas fake news que espalhou durante a covid-19, Bolsonaro repetiu afirmações típicas da escolinha da professora Damares de mentiras políticas ( "o Brasil foi um dos país que mais vacinou no mundo").

Num gesto que expressa um isolamento político crescente, comprovado pela crescenta roda viva de adesões ao adversário, Bolsonaro tentou dar um clima de conversa de botequim ao encontro. Em determinado momento, aproximou-se de Lula no centro do palco, ensaiando o gesto de quem iria colocar colocar a mão em seu ombro, como se fossem amigos e cúmplices na catástrofe  nacional que atinge 215 milhões de brasileiras e brasileiros.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Acabou repelido por uma reação rápida de Lula, própria de quem respeita a dor e o sofrimento que o bolsonarismo causou ao país. 

É provavel que, nos próximos dias, o esvaziamento de Bolsonaro seja traduzido por novas adesões inesperadas a Lula. O apoio mais recente veio de João Amoêdo, do Partido Novo, um das siglas do neo-liberalismo chique, que até há pouco dava o braço a Bolsonaro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Após o debate de ontem, outras adesões a Lula virão. É possível discutir sua importância na transferência de votos. Mas não há dúvida de que a proximidade com o bolsonarismo já prejudica quem apenas se importa com a própria reputação.

Alguma dúvida?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO