CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2484 artigos

blog

Mantenha distância

"O estado – e não só o estado brasileiro – falhou e tem falhado nessa guerra em que nos meteu. Não nos protegeu de um vírus que estava localizado num país – a China – e agora não consegue nos proteger nem dele nem das suas consequências", diz Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia

(Foto: SECOM/Salvador)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia -  À medida em que essa catástrofe avança fica mais claro que ninguém – nem os cientistas mais renomados – sabe como lidar, de fato, com ela, como diminuir seus efeitos desastrosos, como proceder, porque é uma novidade total: nunca houve uma epidemia como essa.

 Modelos de epidemias anteriores não podem ser aplicados. Mesmo as decisões aprovadas pelos maiores especialistas não têm comprovação científica, estão sujeitas a comprovação pela experiência que ainda não existe, são balões de ensaio que podem dar certo ou errado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

  A frase que mais se vê em todo o mundo, atualmente, é “fique em casa”. Aparece em todas as línguas, em todos os meios de comunicação, em todos os púlpitos, virou uma verdade inabalável, um tabu sem direito a contestações – pessoas podem chegar às vias de fato discutindo se é para ficar em casa ou não.

  De outro lado, os mesmos especialistas que mandam ficar em casa afirmam que é necessário manter distância de um a dois metros entre as pessoas. Seja onde for, na rua ou em casa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

  Se a casa for pequena, habitada por muitas pessoas, pergunto: é melhor ficar em casa ou manter distância quando fazer as duas coisas ao mesmo tempo é impossível?

  Alguém sabe responder? Há uma resposta? Ou cada um que se vire?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

  A outra questão que me incomoda é a das máscaras. Eu vejo imagens da China e do Japão, por exemplo, nas quais pessoas de todas as idades usam máscaras o tempo todo, em todos os lugares. Mas os especialistas ocidentais – sejam da OMS ou do nosso ministério da Saúde – afirmam que elas só devem ser usadas por quem está doente ou por profissionais. E sempre salientam que se todos as usarem faltará aos que de fato necessitam.

  Uma afirmação como essa mais confunde que esclarece. Se os profissionais precisam delas (e não estão doentes) é porque elas os protegem de quem possa estar. É óbvio, há muito mais contaminados em potencial no hospital do que na rua ou num supermercado, mas o fato é que, se as máscaras nos defendem do vírus deveriam ser usadas por todos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

  O estado – e não só o estado brasileiro – falhou e tem falhado nessa guerra em que nos meteu. Não nos protegeu de um vírus que estava localizado num país – a China – e agora não consegue nos proteger nem dele nem das suas consequências e tudo o que tem a nos oferecer é a reclusão em casa até que as coisas melhorem, com direito de ir ao mercado e à farmácia .

  E sem máscara.  

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO