CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Fernando Rosa avatar

Fernando Rosa

Fernando Rosa, jornalista, editor do blog Senhor X, especializado em geopolítica.

71 artigos

blog

Motim antinacional à deriva

"O governo de Bolsonaro não tem projeto para o Brasil, no sentido da construção da Nação, do desenvolvimento e do bem estar de seu povo", escreve o jornalista Fernando Rosa

(Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

“Estrangeiro sai da Bolsa em velocidade recorde e tira R$ 34,9 bi em janeiro e fevereiro”, manchetou a Folha de S. Paulo em sua versão digital, no final de semana passado. Segundo a matéria, o valor equivale a quase 80% do que foi retirado ao longo de todo o ano passado, que totalizou uma evasão de R$ 179,5 milhões.

As causas da debandada são evidentes e, por certo, tem a ver com a crise internacional que ameaça explodir a economia planetária. Incertezas com relação ao impacto do coronavírus na economia, também devem ser consideradas. Assim como a desaceleração da economia dos países centrais, expressa no recém divulgado PIB norte-americano, o pior dos últimos três anos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas, cada vez mais, é preciso considerar a “(ir)responsabilidade dos atuais ocupantes do Palácio do Planalto. O governo de Bolsonaro não tem projeto para o Brasil, no sentido da construção da Nação, do desenvolvimento e do bem estar de seu povo. O recente ataque organizado à presidenta do partido, Gleisi Hoffmann, é um sintoma do desgaste da administração Bolsonaro-Guedes.

Na verdade, não se trata de um governo, mas de uma espécie de motim miliciano-militar de ocupação do Brasil e escravização de seu povo. Um bando de fanáticos que, em comum, tem como objetivo vingar a derrota da ditadura, nos anos oitenta. Herdeiros do general Silvio Frota e do coronel Brilhantes Ustra, defenestrados do poder primeiro por Geisel e depois pelo povo nas ruas. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Seu projeto, como sempre dissemos, é o projeto do imperialismo da destruição das forças produtivas nacionais, e da recolonização selvagem do país. É para isso que operou a Lava Jato, que deram o golpe de Estado e que impediram Lula de concorrer em 2018. É para isso que congelaram o Orçamento da União, que aprovaram o “teto de gastos”. Com o mesmo objetivo promoveram as “reformas” trabalhista e previdenciária.

Até final do ano, o Posto Ipiranga “vendia” um futuro econômico alvissareiro, pós-reformas. No entanto, o mês de dezembro sepultou a campanha publicitária mentirosa. Os indicadores de dezembro são incontestes, divulgados por institutos de pesquisa e pelos próprios empresários, como registramos no artigo “Um grande Rio das Pedras”. A atual e azeda chiadeira da mídia rentista é expressão do fracasso. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), 44% da indústria de transformação fechou o ano em recessão. Por sua vez, o varejo caiu 0,1% em dezembro, frustrando a expectativa de crescimento das vendas de Natal. Também em dezembro, o setor de serviços teve queda de 0,4%. Nem a galinha alçou vôo, por conta da liberação dos recursos do FGTS, como previam alguns economistas.

Diante disso, o governo do capitão e seus generais tentam vender a saída militar, como um exemplo de sucesso. O que o general Heleno – ajudante de ordens do general Silvio Frota – não diz é que, na época, foram contra tudo isso. Por isso, o general Silvio Frota foi demitido por Geisel, deixando no acostamento da história a turma que hoje tenta posar de “salvadores da Pátria”. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A verdade é que os governos da ditadura, diferente dos fanáticos atuais, tinham um projeto de Nação, do ponto de vista econômico. Em especial, o presidente Geisel investiu na indústria nacional, fortaleceu a Petrobras e valorizou as relações internacionais. Os generais que renegam tais fatos tinham, e continuam tendo, compromisso com outros interesses, que não os do Brasil.

De outro lado, políticos, empresários e setores da mídia ensaiam a última cruzada para encontrar uma saída. Como sempre, uma alternativa que salve os ricos de sempre – e, claro, mantenha os pobres em seu lugar. Abrem guerra contra os “maus modos” de Bolsonaro, mas protegem o ministro Paulo Guedes e “as reformas”. Atuam como porta-vozes do sistema financeiro improdutivo e espoliador.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A impressão sem limites de dinheiro, a injeção de trilhões de dólares pelos bancos centrais em “empresas que não dão lucro”, é a bomba relógio que ameaça as economias centrais. Financiar empresas tipo Uber para vender produtos e serviços pela metade do preço, sem lucros reais, empurrarão os governos para o caos. E junto, as economias e empresas dos países centrais e o que ainda resta das economias periféricas.

Por outro lado, se não dá conta da economia internamente, o atual governo não tem a menor condição de enfrentar o tsunami externo que se avizinha. Já “surtou” com a atual crise, ainda amena, ameaçando o país com um novo golpe de Estado. Se imaginam “protegidos” pelos Estados Unidos, sem qualquer compensação pela subujice. Mais grave ainda, optou pelo lado perdedor na guerra mundial em curso.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO