CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
blog

Não podemos descansar sobre os louros

"Os brasileiros lutaram contra contra o neoliberalismo e contra o neofascismo. Fomos vitoriosos, mas não podemos descansar sobre os louros", indica

(Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Estou feliz com a eleição de Lula. Terminou o período mais sombrio da história da democracia no Brasil. Estou feliz também porque minha previsão que a democracia aqui está consolidada e, portanto, sobreviveria a todas as tentativas de golpe do sr. Bolsonaro também foi confirmada.

 Ainda há quem continue a falar em ameaça de golpe, não obstante ele tenha ordenado a seus subordinados o início da transição para o novo governo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 A jornalista Malu Gaspar, do Globo, por exemplo, insiste que Bolsonaro não reconheceu explicitamente a vitória de Lula e que estimula seus seguidores a questionar o resultado das urnas.

 Uma democracia está consolidada porque sobrevive aos ataques que sofre. Mas isto só é possível porque muitos estavam em sua defesa. A ação de instituições como a OAB, a Comissão Arns e a CNBB foram fundamentais nessa defesa e no resultado alcançado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 A tese, porém, que “a democracia está morrendo”, que se tornou popular entre cientistas políticos nos Estados Unidos e no Reino Unido depois que, em 2016, Trump foi eleito e o referendo do Brexit foi aprovado, foi um equívoco.

 Cientistas políticos como Steven Levitsky, Daniel Ziblatt e David Runciman, que em 2018 publicaram livros afirmando que a democracia estava morrendo aos poucos nos seus países. Tiveram lá e também aqui grande sucesso. São democratas, mas estavam fazendo terrorismo político.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 Em 2020 eu escrevi um ensaio publicado em seguida na Lua Nova cujo título era “A democracia não está morrendo, o que está morrendo é o neoliberalismo”. E de fato, esse neoliberalismo, que apenas beneficiou os ricos. morreu.

 Mas antes de morrer deu origem a um populismo de extrema-direita que amedrontou muitos, também lá e aqui.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 Como previa, o desenvolvimentismo que está aí é um desenvolvimentismo conservador; não é muito melhor que o liberalismo. Mas não é neofascista como é a extrema-direita.

 Extrema direita não morreu, e contra ela as mulheres e os homens progressistas precisarão e suas organizações precisarão continuar a lutar com tanto ou maior vigor que o que mostraram quando lutavam contra o neoliberalismo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 No Brasil, nestes anos, os brasileiros lutaram contra as duas coisas – contra o neoliberalismo e contra o neofascismo. Fomos vitoriosos, mas não podemos descansar sobre os louros.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO