CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Moisés Mendes avatar

Moisés Mendes

Moisés Mendes é jornalista, autor de “Todos querem ser Mujica” (Editora Diadorim). Foi editor especial e colunista de Zero hora, de Porto Alegre.

758 artigos

blog

No desespero, Bolsonaro arma a arapuca e pede para ser preso

"Prender Bolsonaro logo depois do retorno ao Brasil pode ser uma arapuca preparada pela própria extrema direita", opina Moisés Mendes

Jair Bolsonaro e terroristas bolsonaristas em Brasília - 08.01.2023 (Foto: Reuters | Marcelo Camargo/ABr)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Moisés Mendes, para o 247

Depois do estrago feito pelo rodo de Alexandre de Moraes, com as ordens de prisão contra um coronel da PM e um delegado da Polícia Federal, amplifica-se uma dúvida.

Não é um dilema qualquer. É o que tenta levar a uma conta de chegada os ganhos e as perdas com a eventual prisão de Bolsonaro.

A tentação é uma armadilha. Ser preso pode ser a última chance do fujão de ter um final que, em seus delírios, considere heroico.

Bolsonaro fugiu e se degrada todos os dias. Está fragilizado moral, política e fisicamente.

Em poucos dias, será o líder só dos filhos, porque até os manés o abandonarão, depois de terem sido abandonados.

Prender Bolsonaro logo depois do retorno ao Brasil pode ser uma arapuca preparada pela própria extrema direita.

O que a guerra contra o fascismo ganharia com Bolsonaro encarcerado, se ele talvez não consiga liderar mais nada e se pode ser cercado e preso mais adiante, na hora certa?

O que importa hoje é conter os poderosos que sempre sustentaram a estrutura montada ao redor de Bolsonaro. E eles não são os que alugaram ônibus para a invasão de Brasília.

Não são os donos de fazendolas e biroscas do Mato Grosso, de churrascarias de São Paulo ou de serralherias em Goiás.

Esses devem ser contidos como criminosos financiadores das ações terroristas do domingo, mesmo que nunca mostrem a cara.

Mas o financiador do esquema de Bolsonaro, desde antes da eleição de 2018, não é esse patriota da hierarquia intermediária.

O financiador é o grande manezão que desafia o Supremo e o TSE há anos. O manezão milionário que sustentou o poder paralelo de Bolsonaro e ainda sustenta o manezinho tem expertise.

Já foi cercado, já escapou, voltou a agir, recuou e hoje se apresenta até entre os arrependidos.

Não usa PIX, porque está acima dessa chinelagem, e deve contar com dezenas de operadores sem ligação direta com ele para fazer o trabalho sujo.

O manezão apaga rastros e vai escapando, enquanto Moraes manda prender o coronel Fabio Augusto Vieira, ex-comandante da PM do Distrito Federal. O ministro vai encarcerar o primeiro militar de alta patente.

Logo depois determinou a prisão do ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal Anderson Torres. Vai pegar um delegado da Polícia Federal.

Mas ainda falta mandar encarcerar o primeiro civil histórico e graduado do bolsonarismo.

Manés e patriotas amadores e profissionais presos pelos atos terroristas em Brasília foram empurrados para a delinquência pelo ambiente criado por Bolsonaro com o suporte dos militares.

Ambiente que não existiria, com gabinete do ódio, fábrica de fake news e milícias digitais sem a ajuda de gente com dinheiro de fora do governo.

Gente que fez militância golpista contra Dilma, que ajudou a puxar o jogral da prisão de Lula, tumultuou a eleição de 2018 e tentou sabotar a eleição do ano passado. Alexandre de Moraes conhece todos eles e conhece mais ainda o fascistão.

Ninguém pede pressa ao ministro. Mas o Brasil sabe que em algum momento, na hora certa, ele irá pegar o fascistão que o desafia há anos.

Conter o fascistão impune, que escapa sempre do Ministério Público e da Justiça, é mais importante hoje, como ação exemplar, do que pegar qualquer outro extremista.

A prisão do fascistão seria decisiva para tirar a cadela do fascismo do cio. O fascistão é o cachorrão, o cão de guarda de Bolsonaro.

Esqueçam Bolsonaro, que cairá mais adiante, e concentrem-se no manezão.

Mas não esperem muito para tirar o mané fascistão da colônia de férias da impunidade, ou ele escapa de novo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Apoie a iniciativa do Jornalistas pela Democracia no Catarse

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO