CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2484 artigos

blog

Nobel da Paz soltaria Lula

"Bolsonaro pegou um Brasil democrata e o está transformando em ditadura; Abiy Ahmed Ali pegou uma Etiópia ditatorial e a está democratizando", compara o jornalista Alex Solnik ao comentar sobre o resultado do prêmio Nobel da Paz

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Alex Solnik, para o Jornalistas pela Democracia

O percurso de Abiy Ahmed Ali no poder foi o exato oposto do de Bolsonaro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em maio de 2018, um mês depois da posse, o premiê da Etiópia anistiou mais de 7.600 presos políticos, dentre os quais o condenado à morte Andargachew Tsege e decretou o fim da lei antiterrorista que era usada como pretexto para repressão política por seu antecessor. 

A 4 de junho, por sua iniciativa, o Parlamento aprovou o fim do estado de emergência.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ainda em junho, Abiy  ofereceu a cidade fronteiriça de Badme à Eritreia, cumprindo os termos do Acordo de Argel de 2000.

A 8 de julho, Abiy se tornou o primeiro líder etíope a se encontrar com um homólogo da Eritreia em mais de duas décadas, na cúpula Eritreia-Etiópia. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No dia seguinte, os dois assinaram uma "Declaração Conjunta de Paz e Amizade" declarando o fim das tensões e concordando, entre outras questões, em restabelecer as relações diplomáticas; reabrir links diretos de telecomunicações, rodovias e aviação; e facilitar o uso etíope dos portos de Massawa e Asseb . 

Ele também decretou o fim da censura à imprensa e restabeleceu todos os direitos individuais dos cidadãos etíopes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E não se atemorizou nem mesmo quando quase foi assassinado num atentado, em Adis Abeba, a 23 de junho de 2018 - uma granada explodiu a apenas 17 metros de onde ele estava, matando duas pessoas e ferindo 165.

Bolsonaro pegou um Brasil democrata e o está transformando em ditadura; Abiy Ahmed Ali pegou uma Etiópia ditatorial e a está democratizando.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Abiy Ahmed Ali foi agraciado, hoje, com o Nobel da Paz, a maior honraria do planeta, enquanto Bolsonaro disputa o posto de vilão número 1.

Se fosse presidente do Brasil, o premiê etíope soltaria Lula; se Bolsonaro fosse presidente da Etiópia, mandaria prender Abiy Ahmed Ali.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO