CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Emir Sader avatar

Emir Sader

Colunista do 247, Emir Sader é um dos principais sociólogos e cientistas políticos brasileiros

818 artigos

blog

O Brasil precisa de Lula para voltar a ser democrático e governável

“Lula dá garantias de convivência democrática de todas as opiniões. Lula sempre respeitou a separação entre os três poderes. Lula sempre respeitou as decisões do Judiciário, sempre conviveu democraticamente com o Congresso”, diz o sociólogo Emir Sader

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A destruição da democracia – em que Bolsonaro se empenha ainda mais – é também a liquidação das condições de governabilidade. Vivemos sob as ameaças de novo golpe, de risco de nova intervenção dos militares, das polícias militares.

O Judiciário é desconhecido por Bolsonaro que diz existirem apenas dois poderes – o executivo e o legislativo -, diz que não reconhecerá decisões do STF, xinga o presidente do TSE, considera manifesto de harmonia entre os três poderes como forma de tornar o país ingovernável.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O país está ao deus dará, isto é, entregue ao mercado. O Estado se retira totalmente do seu papel de regulação e de garantia dos direitos dos trabalhadores. Deixam de existir políticas de educação e saúde, de cultura.

O Brasil se tornou pária no mundo, sem aliados, isolado, desprestigiado. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não há mais diálogo e debate político civilizado. Não se leva mais em conta a opinião de todos. Desapareceram os grandes debates sobre o presente e o futuro do Brasil.

A energia de todos fica, em grande parte, voltada para rebater as besteiradas do Bolsonaro. Que impõe a agenda nacional, totalmente desviada dos temas reais do país: crise econômica, crise de saúde pública, desemprego e precariedade para a grande maioria.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Brasil se desencontrou consigo mesmo quando perdeu a democracia.

Só Lula, hoje, pode comandar a restauração da democracia e da governabilidade no Brasil. Lula dá garantias de convivência democrática de todas as opiniões. Lula sempre respeitou a separação entre os três poderes. Lula sempre respeitou as decisões do Judiciário, sempre conviveu democraticamente com o Congresso.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Só Lula poderá recuperar o prestígio do cargo da presidência da República. Só Lula poderá tornar o Brasil de novo governável, previsível.

Só Lula permitirá que a economia brasileira volte a crescer, porque ele sabe que somente a extensão da demanda, com a expansão do mercado interno de consumo de massas, pode gerar as condições de novos investimentos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Só Lula poderá governar para todos, privilegiando os mais necessitados. Só Lula poderá governar para fortalecer a democracia, fortalecer o Estado brasileiro, fortalecer a nação brasileira.

Só Lula poderá fazer com que o Brasil seja de novo um país feliz, confiante no futuro, orgulhoso de ser brasileiro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lula precisa de uma vitória acachapante, no primeiro turno, para evitar qualquer aventura golpista de militares ou de policiais. Precisa do apoio de todos os democratas, de todo o povo, de todos os que rejeitam o Bolsonaro.

Porque Lula é a única via para sair da crise catastrófica que vivemos com Bolsonaro e restaurar a democracia no Brasil.

Quem duvidava que a questão da governabilidade fosse uma questão real, se deu conta, quando a direita promoveu a desestabilização do governo da Dilma, como há condições para governar. Uma delas é ter maioria no Congresso, para o que são necessárias alianças, que deem permitam que se governe para a maioria. Lula sempre diz que só se pode governar se se tem a maioria da população.

E só Lula pode garantir não apenas o retorno da democracia, mas também as condições de governabilidade. Lula representa assim a via da democracia e da estabilidade política para o país. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO