CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Lincoln Sousa avatar

Lincoln Sousa

15 artigos

blog

O golpe da demonização

O povo, e somente o povo, será capaz de impedir a conclusão do Golpe de 2016. Nas ruas, nas praças, nos prédios públicos, nas fábricas. Somente uma união sem precedentes poderá gerar uma força capaz de mudar os rumos do país

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Os golpistas e a grande mídia tentam, desde o início, transformar o processo de impeachment em um concurso de popularidade. E eles fizeram isso justamente porque não existem razões legítimas e respaldo legal para justificar tamanha "punição" à presidente Dilma. Nunca houve. Os argumentos para o impeachment já nasceram mortos. Sabendo disso, os golpistas tentam convencer a população a apoiar o afastamento definitivo da presidente com jogadas midiáticas de demonização, fomentando o preconceito e o ódio. E assim é feito um julgamento político, usando a mídia, sem a necessidade de se preocupar com a legalidade e a legitimidade.

São bem conhecidos os ataques contra a presidente Dilma, e os seus aliados, nos últimos anos. Um processo intenso e constante de demonização foi realizado pela mídia golpista com a intenção de enfraquecer, sistemática e paulatinamente, a imagem do governo eleito, pelo voto popular, em 2014. Nenhum esforço foi poupado para destruir a sua credibilidade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mesmo antes de se falar em impeachment, o Congresso, o mais conservador desde a época da ditadura militar, dominado por dinossauros do PMDB e facções ultraconservadoras, já isolavam a presidente Dilma politicamente. A intenção era a de tornar impossível qualquer possibilidade de governabilidade, de criar um vazio de poder na presidência. Acontecesse o que acontecesse, a presidente Dilma não poderia contar com apoio algum do Congresso. E eles conseguiram. No seu segundo mandato, salvo em raras ocasiões, quando alguns assuntos de grande interesse a lobistas de peso eram tratados, e havia uma necessidade inevitável do Executivo e do Legislativo trabalharem juntos, Dilma era impedida de aprovar o que era minimamente necessário para a governabilidade do país no Congresso. E esse foi um dos pontos chaves para o golpe. O abandono e a traição dos aliados, no Congresso, foram essenciais para a continuação do Golpe de 2016.

A atuação de setores do judiciário tampouco fez jus ao que se esperaria de uma justiça imparcial e objetiva. A covardia e a omissão, em alguns casos; e a perseguição partidária e o desrespeito aos processos legais, em outros; refletiam a realidade de um judiciário que nada mais é do que uma casa de espelhos para narcisos. Juízes, delegados e promotores, focados na autopromoção, desprovidos de qualquer imparcialidade, foram elevados, pela mídia golpista, à categoria de "heróis". Cúmplices do golpe, eles deixaram de lado as suas atribuições objetivas para servir de peões aos interesses da elite nacional e ao capital estrangeiro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É necessário entender uma coisa: o "governo" interino (logo, provisório) de Michel Temer, jamais poderia ter feito as mudanças que ele fez, desde o primeiro dia em que a presidente Dilma foi afastada. Não somente porque ele estava na condição de "substituto provisório", mas também porque já era sabido, naquela época, que o afastamento de Dilma era ilegítimo, e que havia sido realizado sob pretextos falsos e absurdos. Porém, a legitimidade e a legalidade nunca foram preocupações para os golpistas. Era imperativo assumir o poder e tomar conta do aparato estatal, o quanto antes, para que houvesse um controle total do poder executivo. O teatro do "julgamento" do impeachment já havia sido montado e as pessoas acreditaram que estavam presenciando um processo imparcial, baseado nas leis, e não em interesses políticos e partidários. Nada mais longe da verdade. Esse "julgamento" é somente uma tentativa medíocre, por parte dos golpistas, de dar um ar de legitimidade a um golpe branco, sustentado pela grande mídia.

Hoje, os poderes Executivo, Legislativo e setores chaves do Judiciário estão nas mãos de um pequeno grupo de pessoas. E essas pessoas não têm interesse algum em abrir mão desse controle. A noção de que o Senado, tão conivente com o golpe quanto a Câmara, irá, voluntariamente, fazer prevalecer a legalidade e a democracia, impedindo o golpe, ao invés de obedecer às ordens daqueles que financiaram as suas campanhas e que, se necessário, são capazes de usar todo tipo de recursos ilícitos, desde chantagens, até ameaças de morte, é, no mínimo, ingênua. O povo, e somente o povo, será capaz de impedir a conclusão do Golpe de 2016. Nas ruas, nas praças, nos prédios públicos, nas fábricas. Somente uma união sem precedentes poderá gerar uma força capaz de mudar os rumos do país. O Golpe de 2016 é um golpe contra a democracia, contra o povo brasileiro e contra o país. E o seu sucesso, ou fracasso, dependerá das ações do povo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO