CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Chico Vigilante avatar

Chico Vigilante

Deputado distrital e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Legislativa do DF

576 artigos

blog

O jogo dos lobistas e o petróleo brasileiro

"Precisamos apoiar e fortalecer essa luta que o presidente trava em defesa do nosso petróleo, em defesa do engrandecimento da nossa pátria", diz Chico Vigilante

(Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Determinado a implantar a refinaria de petróleo no Brasil, o presidente Lula sofre com os ataques injustos de parte da mídia brasileira, através de alguns articulistas, que são verdadeiros lobistas do capital internacional.

As intenções do presidente são claras: gasolina, diesel e derivados mais baratos para a população brasileira, além da possibilidade de agregar valor à economia do país por meio da exportação. Mas quais são os interesses de quem o ataca?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Eu ousaria dizer que os ataques são os mesmos feitos ao escritor Monteiro Lobato, um idealista na luta pela descoberta do petróleo no Brasil. Ele foi perseguido, preso e condenado por seis meses em uma cadeia sem banho de sol. Anistiado três meses depois, ele alegou ter perdido um pedaço da alma quando se viu junto a assassinos e ladrões apenas por "insistir em dar petróleo à minha terra".

Mais ainda, os argumentos desses lobistas, travestidos de colunistas de grandes jornais e canais de televisão, se comparam aos pensamentos de 1948, quando o presidente Henrique Gaspar Dutra enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei que ficou conhecido como o Estatuto do Petróleo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O projeto causou uma reação imediata dos nacionalistas, o que resultou na campanha "O petróleo é nosso", de ampla mobilização nacional, responsável por impedir a tramitação do Estatuto no Congresso. Mais tarde, contribuiu para o estabelecimento do monopólio estatal do petróleo e para a criação da Petrobrás.

É importante verificar o real interesse desses falsos inocentes ao contestarem a exploração do petróleo na foz Rio Amazonas, até porque o ponto de extração está localizado a 530 km da foz do Rio, bem distante das questões levantadas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Enquanto isso, por outro lado, a Guiana continua explorando o petróleo, inclusive drenando parte do nosso e enriquecendo às nossas custas.

O Brasil não pode ficar para trás, sem uma política adequada de distribuição de riqueza. Precisamos apoiar e fortalecer essa luta que o presidente trava em defesa do nosso petróleo, em defesa do engrandecimento da nossa pátria.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Espero que possamos ter grandes refinarias para aumentar a riqueza do país e oferecer bem-estar ao nosso povo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO