CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Michel Zaidan avatar

Michel Zaidan

383 artigos

blog

Os alter egos de Jaime Bevennuto

O romance ROTA 12 é uma espécie de "egotrip" ou seja uma viagem narrativa do "eu" do autor, através de seus personagens - Melissa e Kuriau

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Conheci o professor Jaime Bevenutto na década de 80.  Na época  ele estava no Gajop e fazia jornalismo  na Católica. Tivemos muitas parcerias durante essa época. Depois, ele saiu do Gajop e foi fazer os cursos de Pós-graduação e tornou-se um estudioso dos direitos humanos e das relações  internacionais.  Foi professor da Universidade Católica, no Curso  de Direito.

Quem conhece Jaime, sabe que ele tem um temperamento calmo, cortes, muito moderado. Poderia ter sido um diplomata ou um funcionário de alguma organização internacional.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Foi, então,  com surpresa que soube de sua trajetória como romancista sob o pseudônimo de Nuno Kembali. O romance ROTA 12 é  uma espécie  de "egotrip" ou seja uma viagem narrativa do "eu" do autor, através  de seus  personagens - Melissa e Kuriau - conceituados como heróis  "cronotopos" (que combinam o tempo e o lugar, em busca ora da identidade feminina ora da identidade latinoamericana pelas populações originárias das Américas, pós-colonização.

Bevennuto/kemali faz de seus personagens "alter egos" de seu ego. Segundo ele, essas figuras vocalizam/pensam o que o autor  gostaria de ser ou de dizer  mas  na sua profissional e pessoal, não é  capaz de fazer. Daí o perfil "desafiador" e questionador" de Melissa e Kuruai. Dessa forma, é  uma outra faceta de Bevennuto  pouco conhecida, embaixo  da imagem de professor e advogado dos direitos humanos. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Uma palavra-chave parece unir os dois: ETNOGRAFIA,  vocábulo utilizado por ele como professor de metodologia. Etnográfico é  o relato das viagens recheado  de mitos, lendas, costumes e linguagens  locais.

O lançamento do livro foi muito concorrido e um momento de aprendizagem.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO