CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Antônio Carlos Silva avatar

Antônio Carlos Silva

Coordenador da Corrente Sindical Nacional Causa Operária – Educadores em Luta e membro da direção nacional do PCO. Professor da rede pública do Estado de São Paulo.

91 artigos

blog

Os “amigos da onça” são uma ameaça contra Lula

Políticos decadentes da burguesia buscam tirar proveito do prestígio de Lula e influenciar pela direita a sua campanha

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa durante evento em São Paulo 21/04/2022 (Foto: REUTERS/Carla Carniel)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Há uma enorme campanha para apresentar como se fosse uma demonstração de “esperteza” e, de certa forma, uma “fórmula para o sucesso” as supostas alianças de Lula com partidos e políticos profissionais da burguesia, alguns dos quais estiveram na linha de frente da organização do golpe de Estado que derrubou a presidenta Dilma Rousseff  e da campanha pela condenação e prisão criminosa do próprio ex-presidente.

Setores da direita (por motivos lógicos) e da esquerda burguesa e pequeno burguesa, claramente pressionados pela campanha da direita, apresentam como se fosse uma novidade o filme que assistimos e vivenciamos nas últimas décadas no qual o  enorme prestígio da maior liderança popular do País foi usada para resgatar das “catacumbas” partidos e políticos “enterrados” pela rejeição popular como os chefes do MDB (sarnxey e Cia.), entre outros.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como parte dessa campanha, a imprensa capitalista e até mesmo setores da imprensa alternativa depois de festejarem a indicação do ex-presidente do PSDB e ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (agora no PSB), como pré-candidato a vice-presidente na chapa de Lula, agora, exaltam o fato de que o mesmo estariam buscando nomear pessoas de sua proximidade para a coordenação de campanha e do programa de governo na chapa de Lula.

Vários órgãos do PIG (Partido da Imprensa Golpista) chegam a destacar que “Alckmin quer aliados de confiança na coordenação de campanha de Lula“ (Folha de S. Paulo, 17/5/22). De um modo geral, exaltam que “ex-tucano”, poderia se valer de sua “experiência”, no governo de SP, para a elaboração de um programa de PPPs (Parcerias Público-Privadas).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Folha de S. Paulo – por exemplo – destacou, na sua sessão Painel,  que na chefia do governo paulista, Alckmin patrocinou uma lei das PPPs que incluiu a criação da CPP (Companhia Paulista de Parcerias), que servia como um fundo garantidor para as empresas privadas que participassem de projetos do Estado.

Com estas e outras medidas vai ficando evidente que a presença do neoliberal na chapa de Lula não visa, de forma alguma – como anunciam alguns dirigentes da esquerda – promover uma aproximação de setores da direita das propostas da esquerda, em geral, ou de Lula, em particular, mas servir como base para pressionar o ex-presidente Lula e toda a sua campanha, no sentido oposto, na direção da capitulação para propostas caras à direita golpista, como a defesa das PPP, das privatizações etc.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Isso significa que a burguesia usa ALckmin para tentar desarmar a campanha de Lula naquilo que ela tem de mais progressista, ou seja, o enorme potencial que possui para mobilizar os trabalhadores, a juventude e outros setores dos explorados contra a ofensiva que a direita impôs – de forma mais acelerada – com o golpe de Estado. A “experiência” de Alckmin, que esteve à frente do governo de SP por 14 anos, dos quase 30 anos de devastação promovida pelos tucanos em favor dos grandes capitalistas, é pródiga neste sentido, vale dizer, no sentido totalmente oposto aos interesses dos trabalhadores.

Fica claro o esforço para fazer com que a campanha de Lula não seja um pólo de mobilização em defesa das reivindicações populares, para ser uma campanha de defesa do programa neoliberal de Alckmin, do “velho PSDB” e outros setores da direita golpista para o País.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na medida em que Lula reage, empiricamente, em vários aspectos a essa pressão, quando discursa contra as privatizações, contra o limite de teto de gastos etc., a direita reage, chama Lula de “irresponsável”, como fez o reacionário jornal O Estado de S. Paulo, atacando Lula de fora de sua campanha, enquanto Alckmin, o PSB e outros “Cavalos-de Tróia” infiltrados em sua campanha, procuram atacá-lo por dentro da chapa, até mesmo no comando da campanha.

Esses setores execrados pela população e desprestigiados até mesmo em seus antigos partidos não trazem qualquer apoio real para Lula – uma vez que não têm apoio popular – mas se apóiam em Lula, no seu prestígio, para tentar minar por dentro o caráter combativo de sua campanha, que é a única de oposição real ao regime golpista decadente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Essa política, longe de ampliar as bases da campanha de Lula, cumpre o propósito de minar as chances de vitória de Lula que, para ser vitorioso, depende de uma ampla mobilização popular que derrote a direita, o que não pode ser feito com base em políticas hostis aos interesses dos trabalhadores, mas justamente como parte da luta contra elas.

A essa trama para minar a base política da campanha de Lula se juntam outras manobras, como a rendição do PT diante de políticos burgueses reacionários, como a do prefeito licenciado de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) e o presidente do partido que o abriga, Gilberto Kassab (ex-ministro dos governos de Temer e Dilma; ex-secretário da Casa Civil de João Doria; ex-prefeito de São Paulo etc.). Esses “aliados” conseguiram que o PT não só abrisse mão de disputar o governo estadual em Minas Gerais, como também desistisse da candidatura ao Senado do seu líder na Câmara, o deputado federal Reginaldo Lopes e passasse a apoiar o senador Alexandre Silveira (PSD), candidato à reeleição. Silveira é ex-delegado de polícia e chegou ao senado após eleger-se primeiro suplente de senador do ex-governador Antonio Anastasia (PSDB), que foi indicado pelo “centrão” para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O PT e a esquerda parlamentar vem cedendo espaço cada vez mais para elementos golpistas em quase todo o País, seja para “aliados” da esquerda burguesa (como o PSB em PE, RJ); seja para “aliados” da direita, como PSD, PP, MDB etc. em diversos estados. 

Os “aliados” burgueses do PT,  vão colocando as “manguinhas de fora”, procurando conter Lula e defendendo seus mesquinhos interesses políticos. Outro caso exemplar é o do ex-deputado Paulinho da Força, presidente do Solidariedade, que busca se reeleger e se “recolocar no mercado político” se passando por aliado de Lula, ao mesmo tempo que em São Paulo negocia apoio ao governador tucano, Rodrigo Garcia (PSDB), contra a candidatura de Fernando Haddad (PT).

Com aliados assim, quem precisa de adversários?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO