CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Moisés Mendes avatar

Moisés Mendes

Moisés Mendes é jornalista, autor de “Todos querem ser Mujica” (Editora Diadorim). Foi editor especial e colunista de Zero hora, de Porto Alegre.

760 artigos

blog

Os irmãos Brazão podem estar mais protegidos na cadeia

"Por que a família Bolsonaro, que comemorou a prisão de Chiquinho Brazão, agora defende sua libertação?", pergunta o colunista Moisés Mendes

Chiquinho e Domingos Brazão e Marielle Franco (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados | Reprodução/Marielle, o documentário | Mídia NINJA)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Ainda prospera a suspeita de que os irmãos Brazão teriam sido mandados por algum mandante mais poderoso, quando da ordem para que Ronnie Lessa matasse a vereadora Marielle Franco.

A suspeita se fortalece com atitudes como as que aconteceram nessa quarta-feira, dentro e fora da Câmara, quando toda a extrema direita do PL e do resto do bolsonarismo se mobilizou pela soltura do deputado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Fracassaram, porque a maioria dos colegas decidiu, por 277 votos a 129, que o deputado deve continuar preso. O que ficou como rescaldo do dia foi o esforço da base mais fiel a Bolsonaro para tentar tirá-lo da cadeia.

E assim as perguntas são reavivadas, em meio a iniciativas como a do próprio Bolsonaro, que mandou o filho Eduardo gravar um vídeo com recados à bancada do PL. Para que a bancada livrasse o parceiro na votação que no fim decidiu mantê-lo encarcerado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por que Bolsonaro tem tanto interesse na soltura de Brazão, se a família toda comemorou a prisão do deputado e do irmão dele, Domingos Brazão? 

Por que essa preocupação agora, se Flávio Bolsonaro saiu a dizer publicamente o que pode ser assim resumido: olhem só, os Brazão estão presos, não foi meu pai.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No dia 23 de março, logo depois da prisão dos irmãos, Flávio comemorou no Twitter:

“A polícia parece ter dado passos importantes para solucionar a morte de Marielle Franco. Para a frustração de algumas pessoas, o que era óbvio está ainda mais claro: Bolsonaro não tem qualquer relação com o caso. Apesar desse fato inequívoco, a esquerda quer criar uma associação que não existe. Esse tipo de farsa narrativa é perigosa e criminosa”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com os passos importantes da polícia, largaram os irmãos na estrada, com a insinuação de que o caso estava sendo resolvido. E assim Bolsonaro estaria livre de suspeitas. 

Até ali, a família não estava preocupada em dizer que a prisão dos Brazão é inconstitucional, como agora defendem Eduardo e toda a base de extrema direita no Congresso.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por que, depois de exaltar a prisão dos irmãos, tem gente preocupada? O que Chiquinho e Domingos sabem que a polícia ainda não ficou sabendo e que todos nós devemos saber? 

Há mandantes que mandavam nos irmãos Brazão? É a pergunta que talvez só obtenha resposta se os dois continuarem presos. Libertados, os irmãos sabem que tudo poderia acontecer.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os Brazão sabem bem que cinco envolvidos no assassinato de Marielle e Anderson Gomes já foram mortos. Sabem coisas que outras pessoas devem saber, mas mantêm segredo. A prisão pode ser, hoje, a única forma de proteção para os dois.

Nesse caso, os Brazão não são acusados de corrupção, de participação na tentativa de golpe ou de conluio com os muambeiros das joias. São suspeitos de envolvimento em crimes da alta bandidagem do Rio.

São apontados como mandantes do assassinato político de maior repercussão no país nos últimos anos. Quem iria protegê-los, se fossem soltos?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO