CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Rogério Correia avatar

Rogério Correia

Deputado federal (PT-MG)

81 artigos

blog

Parabéns ao México pela brilhante vitória. Não no futebol, mas na política

Os mexicanos merecem nossos parabéns. Se não foram páreo para o Brasil no futebol, mostraram que não aceitam mais a política imperialista que foi adotada por lá nos últimos anos (e que Temer repete agora no Brasil)

Parabéns ao México pela brilhante vitória. Não no futebol, mas na política (Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Os mexicanos merecem nossos parabéns. Se não foram páreo para o Brasil no futebol, mostraram ontem (1/7) que não aceitam mais a política imperialista que foi adotada por lá nos últimos anos (e que Temer repete agora no Brasil). A eleição de López Obrador para a presidência do México representa um recado claro de um dos principais países latino-americanos contra a tentativa americana de tomar o controle econômico da região.

O México, vale lembrar, foi nos últimos anos o que o Brasil tenta ser agora, desde o golpe que pôs Michel Temer no poder. Entregou sua política econômica aos interesses americanos, inicialmente pela desditosa Alca, posteriormente pela completa submissão das políticas econômica e monetária ao dólar e aos Estados Unidos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O que os mexicanos receberam em troca? De positivo, nada. Não houve ganho tecnológico para a indústria, tampouco o dinheiro americano significou melhora da qualidade de vida do povo. Pelo contrário. O corolário disso tudo está aí, no governo Trump, com o tratamento desumano aos imigrantes, a maioria mexicanos.

Obrador foi eleito com votação esmagadora, mais de 50% dos votos. Isso ocorre porque ele personificou o NÃO dos mexicanos ao projeto da direita que vingou no país nos últimos anos. Basta lembrar que hoje (2/7), apenas um dia após ser eleito, Andrés Manuel López Obrador anunciou que vai revisar "um por um" os contratos das concessões à empresas privadas no setor petrolífero -- o México assinou mais de 100 contratos no setor de petróleo desde a polêmica aprovação da reforma do setor em 2013, que acabou com o monopólio da estatal Pemex.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Recado melhor para o Brasil não poderia ser dado: o que fizeram, os conservadores mexicanos, com a Pemex, é o que fazem, os conservadores brasileiros, com a Petrobras. Inclusive aproveitando os olhares voltados para a Copa e vendendo reservas do pré-sal.

Não é à toa que muitos chamam Obrador de o Lula mexicano. Momento, portanto, de reforçar o Lula livre e tudo o que ele representa: uma política econômica para os brasileiros, que defenda os interesses nacionais e inclusive a retomada das riquezas do país já entregues pelo desgoverno Temer.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No futebol, seguimos na Copa. O México, vai pra casa mais cedo. De cabeça erguida, não apenas pelo bom desempenho no torneio, mas sobretudo pela vitória de Obrador, que sinaliza a afirmação do país no cenário internacional.

Boa sorte, López Obrador. Felicidades, México.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO