CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ariovaldo Ramos avatar

Ariovaldo Ramos

Coordenador da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito Presbítero da Comunidade Cristã Reformada em São Paulo, SP

133 artigos

blog

Perdeu-se uma Brasília e um Alagoas

Já passou a hora de entendermos que não podemos continuar nessa trilha de devastação, e que, antes de devermos isso a nós mesmos, à nossa sobrevivência, o devemos ao planeta e às demais espécies que repartem conosco o privilégio de existir, e que, como nós, lutam para manter esse direito, vide o que acontece no Pantanal

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Você percebeu que Brasília e Alagoas desapareceram?

Calma… a cidade e o estado continuam aí, o que aconteceu é que o que foi perdido com o incêndio, em curso, no Pantanal é equivalente à soma dos territórios de Brasília e de Alagoas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É uma catástrofe!

Há suspeitas bastante plausíveis de intervenção humana no surgimento do incêndio do Pantanal, mas, as investigações não avançam, e tudo pode ser encerrado como um equívoco no manejo de queimadas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O filósofo francês Michel Serres publicou, em 1990, O Contrato Natural, um chamado para reconciliação com a natureza, onde a natureza seria elevada a sujeito de direitos, e Serres sugeria  a construção de um pacto entre a comunidade humana, como considerada no Contrato Social, como nomeado por Rosseau, e o planeta Terra.

Obviamente, o reconhecimento de direitos ao planeta poria termos aos direitos humanos, não no sentido de suprimi-los, mas, de adequá-los à convivência com o outro sujeito de direitos no esforço para a construção do que chamamos de sobrevivência.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Serres evoca o quadro de Goya, duelo a golpes fortes, onde os contendores duelam afundados, até os joelhos, na areia movediça, sem se dar conta de que não haverá vencedor. Assim se configura a luta entre a humanidade e o planeta.

Essa lógica está proposta na Bíblia, onde Deus sugere uma batalha entre a humanidade e o planeta, a menos que o ser humano se corrija.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cada vez mais, vamos nos dando conta disso; já passou a hora de entendermos que não podemos continuar nessa trilha de devastação, e que, antes de devermos isso a nós mesmos, à nossa sobrevivência, o devemos ao planeta e às demais espécies que repartem conosco o privilégio de existir, e que, como nós, lutam para manter esse direito, vide o que acontece no Pantanal.

Temos de começar a tratar a natureza como sujeito de direitos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em assim sendo, para começar, deveríamos passar a tratar todo ato doloso contra o planeta como um ato terrorismo.

Que legislador ou legisladora proporá essa lei?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO