CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Valéria Guerra Reiter avatar

Valéria Guerra Reiter

Escritora, historiadora, atriz, diretora teatral, professora e colunista

387 artigos

blog

Polarização, fome e esperança

"Vivemos um clima de polarização partidária. Metade desejou a mudança pós- governo autoritário de direita, e a outra metade escolheu a volta da esquerda"

(Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O conflito é um fenômeno natural, a coexistência é dada, e a convivência é construída.

Coexistimos, do ponto de vista evolutivo, com outras espécies nesta biosfera, composta por ecossistemas variados. Impera no terreno biológico as relações harmônicas e as relações desarmônicas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Fundaram as ciências, e dentre elas a ecologia, que explica que há comensalismo, predatismo, mutualismo, parasitismo, enfim, há conflito, há disputa, principalmente por espaço, alimento.

“Michkin” transitava entre o ideal e o real, e sua benevolência o protegia da falácia dos comportamentos do ser humano. E este ser humano, que na verdade parece involuir: “Novos tempos? Recheados das ditas “inovações” e subversão da identidade pelo trauma.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Aqui no Brasil o clima parece ser de polarização, metade do eleitorado desejou a mudança pós- governo autoritário de direita, e a outra metade escolheu a volta da “Esquerda” ao poder. Vivemos um clima de polarização partidária. E o povo está à solta vasculhando as lixeiras para se alimentar, isso é uma constatação, já vi ocorrer diversas vezes. Principalmente na zona sul do Rio de Janeiro.

E a Escola como anda? No meio da polarização?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Todo professor precisa ter clareza do seu papel em sala de aula como um agente de transformação social, alguém que pode ajudar as pessoas a se transformarem e a transformarem o meio em que vivem. Mas precisa compreender, principalmente, o verdadeiro sentido de ensinar e aprender diante de toda a complexidade que existe nesse processo.

O processo educacional é permanente, contínuo e contíguo, é do ponto de vista degustativo a picanha, o pavê necessário ao sucesso holístico. Cada ser vivo e humano necessita do conhecimento, e no entanto, o depoimento a seguir, de hoje, de um professor do Estado do Rio de Janeiro nos remete à fome, ao caos social: “ Professor trabalha preocupado com a luz que está atrasada, preocupado com o exame de saúde que tem que fazer e não tem plano de saúde, não tem dinheiro pra passagem da semana que vem, se o gás está acabando...enfia trabalho no professor para não ter tempo de pensar.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Eu pergunto: onde está a esperança?

#LeiaBrazilevireBrasil

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO