CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2484 artigos

blog

Por que a Lava Jato não coíbe os vazamentos?

"Desde que foi instalada ela pauta o país. Fornece os assuntos número 1, depois da novela e do futebol, é claro", diz o colunista Alex Solnik; "A Lava Jato não pode estar acima de tudo. Não pode ter poder absoluto. Porque todo poder absoluto corrompe absolutamente"

SP - OPERA«√O LAVA JATO - GERAL - MovimentaÁ„o na SuperintendÍncia da PolÌcia Federal no bairro da Lapa, Zona Oeste de S„o Paulo, SP, nesta sexta-feira (14). A PolÌcia Federal (PF) deflagra a sÈtima fase da OperaÁ„o Lava Jato, cumprindo mandados de pris„o (Foto: Alex Solnik)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Confesso que me incomoda o protagonismo da Operação Lava Jato.

Desde que foi instalada ela pauta o país. Fornece os assuntos número 1, depois da novela e do futebol, é claro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pauta os jornais, pauta os políticos, pauta os empresários. Para o bem e para o mal. Principalmente para o mal.

O que mais me incomoda é que esse protagonismo deriva da publicação de trechos de delações cobertas por sigilo que, se não são estimuladas pela Lava Jato parece que não a incomodam.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Até parece que interessa à Lava Jato manter-se nas manchetes com esse tipo de fofoca disfarçada de noticiário, quando todo mundo sabe que o sigilo é o melhor amigo de qualquer investigação criminal. O mais recomendável seria a Lava Jato atuar na moita. Mas ela atua dizendo “olha eu aqui”.

Se a Lava Jato não concorda com esses vazamentos/linchamentos deveria ficar escandalizada e fazer alguma coisa para acabar com eles.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Temo que não. Temo que a Lava Jato não queira sair do palco, estimulada tanto pela turba das ruas quanto por vozes que se consideram ponderadas da sociedade brasileira.

Temo que esses vazamentos/linchamentos interessem para  a Lava Jato se fortalecer em meio a um clima de caça às bruxas e intimidar futuros alvos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Amparada nessa suposta unanimidade (Nelson Rodrigues dizia que toda unanimidade é burra) a Lava Jato faz do seu jeito, como dizia Frank Sinatra no seu maior sucesso.

Talvez o grande mal que causa e vai continuar causando à sociedade brasileira se deixarem é a entronização do “delator premiado”. Fazendo loas e reverência à delação, a Lava Jato confessa ser este o seu único método de “investigação”. E de barganha.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao premiar o criminoso com a liberdade estimula mais pessoas a ingressarem no mundo do crime, já que eles sabem que, se forem presos, ganharão a liberdade ao delatar seus comparsas.

Apesar de comentários histéricos nas redes sociais, não sei em que o Brasil melhorou depois de alguns empresários, muitos dos quais sem culpa formada, serem encarcerados.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Se a prosperidade de um país fosse proporcional ao número de presos o nosso seria o país mais rico do mundo.

A Lava Jato não pode estar acima de tudo. Não pode ter poder absoluto. Porque todo poder absoluto corrompe absolutamente.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO