Por que Lula precisa de habeas corpus já

"Se o TRF-4 determinou que a sentença de 12 anos e 1 mês de Lula deverá ser cumprida somente depois de seu recurso ser julgado, o que vai levar no mínimo 40 dias, por que a defesa de Lula entrou com pedido de habeas corpus preventivo hoje? Talvez por ter detectado uma estranha movimentação em setores do Judiciário no sentido de prendê-lo antes do que se previa", escreve Alex Solnik

Lula 
Lula  (Foto: Alex Solnik)

Se o TRF-4 determinou que a sentença de 12 anos e 1 mês de Lula deverá começar a ser cumprida somente depois de seu recurso ser julgado, o que vai levar no mínimo 40 dias, por que a defesa de Lula entrou com pedido de habeas corpus preventivo hoje?

Talvez por ter detectado uma estranha movimentação em setores do Judiciário no sentido de prendê-lo antes do que se previa.

Tal como um juiz de Brasília ordenou a apreensão de seu passaporte, qualquer juiz de qualquer outro processo contra Lula poderia, em tese, pedir sua prisão preventiva sob alegação de que suas reiteradas críticas às decisões judiciais configuram obstrução ao bom funcionamento da justiça e jogam a opinião pública contra os juízes.

Prendê-lo já seria uma forma de calar Lula.

A prisão também viria a calhar para acabar com a discussão se ele poderá ser ou não ser candidato. Ninguém pode governar o país de dentro da cadeia. (Com exceção de Eduardo Cunha, é claro.)

Ainda que no STF o habeas corpus seja rejeitado, poderá ser apresentado novamente nessa corte e em caso de nova rejeição irá ao STF.

A defesa de Lula corre contra o tempo.

Conheça a TV 247

Mais de Blog

Ao vivo na TV 247 Youtube 247