CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Reginaldo Lopes avatar

Reginaldo Lopes

Economista e deputado federal pelo PT/MG

94 artigos

blog

Por que torcer pela Argentina

"Além de uma vitória da América Latina, o título argentino seria uma justiça à carreira impecável de Lionel Messi", diz o lider do PT na Câmara, Reginaldo Lopes

Lionel Messi (Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Rivalidades futebolísticas à parte, que são saudáveis e trazem alegria aos estádios, é hora de os brasileiros torcerem pela Argentina na final da Copa contra a França, neste domingo. Ambas as seleções jogam um futebol espetacular. Não temos nada contra a França em particular, mas o momento é de irmandade sul-americana. É a hora de torcer pela Argentina, representante de Nuestra América, da escola da América do Sul que já revelou craques como Pelé e Maradona e conta hoje com o fenomenal Messi. A Argentina, parafraseando um escritor brasileiro, será a América Latina de chuteiras no domingo.

A evolução da equipe argentina na atual Copa do Mundo, com Messi e vários jogadores novatos que vão trazer nos próximos anos muitas alegrias aos torcedores argentinos, encheu os olhos de quem ama o futebol. Aplicação tática, dribles, gingas, empenho, disciplina, amor à camisa e uma torcida fabulosa. Um exemplo para outras seleções nacionais, inclusive a brasileira. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Orgulha-nos ver os nossos vizinhos em mais uma final de Copa, na perspectiva de serem tricampeões do mundo. No domingo, o desafio da Argentina é quebrar a hegemonia europeia dos últimos 20 anos. Uma vitória argentina vai trazer alegria para todos os latino-americanos, em especial para o povo argentino. 

Além de uma vitória da América Latina, o título argentino seria uma justiça à carreira impecável de Lionel Messi, um dos maiores da história e que merece ganhar um mundial. Dois anos após a partida física de Maradona, ídolo dos argentinos e dos amantes de futebol de todo o mundo, o título seria ainda mais simbólico.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Somos vizinhos, temos cultura semelhante e desde 1991, com a instituição do Mercosul, estamos unidos num processo de integração arrojado que inicialmente incluiu também Uruguai e Paraguai e hoje se estendeu a outros países do subcontinente. O Mercosul, como projeto histórico, suplantou barreiras culturais, econômicas e comerciais e também animosidades antes existentes, especialmente devido ao desconhecimento mútuo dos países integrantes do bloco.

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quem sabe um dia tenhamos uma seleção do Mercosul para competir com uma da União Europeia, onde hoje se joga o futebol mais profissional do planeta. A junção dos craques argentinos com os brasileiros, por exemplo, daria  um time imbatível!

Por falar em craques, com Lula de volta à Presidência do Brasil, temos novamente um governante comprometido com o desenvolvimento do continente e um fã do bom futebol. Certamente, irá desfrutar a grande final. Ele já anunciou que uma das prioridades de seu governo é estreitar o relacionamento com a Argentina, país que será visitado por ele o mais breve possível. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A decisão de domingo no Catar suscita também um sentimento de identidade sul-americana, a vontade de torcer por uma região que foi colonizada pelos europeus, inclusive a França. Nossos destinos, do Brasil e Argentina, são comuns, e o futebol nos une mais do que nunca agora. Usando outra paráfrase, do compositor brasileiro Belchior,  "Um tango argentino me vai bem melhor que uns bleus". Que vença a seleção Argentina!

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO