CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Bepe Damasco avatar

Bepe Damasco

Jornalista, editor do Blog do Bepe

582 artigos

blog

Queima recorde de capital político

Explicar de forma racional e coerente a verdadeira proeza conseguida pelo governo da presidenta Dilma não parece tarefa para amadores

Explicar de forma racional e coerente a verdadeira proeza conseguida pelo governo da presidenta Dilma não parece tarefa para amadores (Foto: Bepe Damasco)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Está lançado um grande desafio, no presente e no futuro, para historiadores, cientistas políticos, sociólogos, jornalistas e estudiosos de política: como se queimar um enorme capital político em apenas seis meses.

Os pesquisadores certamente terão de ouvir a presidenta Dilma, seu marqueteiro, ministros, parlamentares, dirigentes do PT e assessores do Planalto. Claro que terão que sair em campo também para entrevistar as representações da sociedade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas explicar de forma racional e coerente a verdadeira proeza conseguida pelo governo da presidenta Dilma não parece tarefa para amadores. Ao contrário, se avizinha um trabalho intrincado e complexo.

Apenas como observador da cena política, modestamente apresento algumas pistas para os pesquisadores. Começo relembrando dois dados objetivos :

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

1) Terminado o segundo turno das eleições do ano passado, os institutos de pesquisa apontavam que a avaliação positiva do governo Dilma, os que o consideravam bom ou ótimo beirava os 50%.

2) A polarização do segundo turno contra o candidato do retrocesso provocou a união de grande parte da esquerda e dos movimentos sindical e social, além da muita bem-vinda volta dos jovens às ruas, em defesa da reeleição da presidenta.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quando pronunciou seu discurso no dia da vitória apertada sobre Aécio, Dilma contava com aprovação ao seu primeiro mandato e uma ampla base social unificada em torno do essencial : seguir em frente com o projeto de inclusão social, geração de emprego e renda e forte investimento em programas sociais e soberania.

Logo a presidenta, em meio ao início dos primeiros lances golpistas de Aécio Neves e da mídia, despertou para a necessidade de ajustar as contas públicas, desarranjadas pela correta decisão de manter o mercado interno aquecido e o nível de emprego em alta diante da crise financeira internacional.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Assustada, porém, com a aliança cada vez mais forte contra seu governo, incluindo partidos de oposição, monopólio da mídia e amplos setores do Ministério Público, Polícia Federal e Judiciário, Dilma desprezou o fato de que tinha capital político para enfrentar a tempestade conservadora e golpista e passou a adotar pontos do receituário dos que perderam a eleição.

A nova maioria, hostil ao governo, no Congresso Nacional, especialmente na Câmara dos Deputados comandada por Cunha, percebeu os sinais de fraqueza emitidos pelo Planalto e entrou em cena com uma pauta antipopular, antinacional e voltada para a liquidação de direitos e conquistas da cidadania, emparedando o governo de vez.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas será que a Câmara de Cunha iria tão longe se o ajuste fiscal de Dilma mirasse as heranças, as grandes fortunas e os ganhos abusivos do capital financeiro ?

Será que a base social de Dilma estaria tão dilacerada se suas decisões mais importantes fossem precedidas de discussões com as centrais sindicais e os movimentos sociais?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Será que se a presidenta e seus ministros usassem todos os instrumentos de comunicação disponíveis, inclusive cadeia de rádio e TV, para explicar para a população os aumentos da gasolina e da energia elétrica, a atmosfera estaria tão carregada para o governo em todas as classes sociais?

Será que se o governo tivesse algo que pudesse ser chamado de política de comunicação, não deixando ataque sem resposta e dando nomes aos bois de todos os atores envolvidos nas articulações golpistas, sua popularidade estaria no fundo do poço, com menos de 10% de aprovação segundo as últimas pesquisas?

Os estudiosos que se habilitem.

Do Blog do Bepe

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO