CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Hely Ferreira avatar

Hely Ferreira

Hely Ferreira é cientista político

98 artigos

blog

Ranço histórico

Talvez, os principais desafios para alavancar o candidato da aliança, sejam esquecerem da candidata que até o momento lidera as pesquisas de intenção do voto

Lula e lideranças do PT de Pernambuco, além de Alckmin e o presidente do PSB, Carlos Siqueira (Foto: Ricardo Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Em uma eleição onde muitos acreditavam ser impossível o Partido da Frente Liberal não continuar administrando o Recife, o Partido dos Trabalhadores foi o vitorioso. Aquele resultado, fez o prefeito à época João Paulo ser reeleito e indiretamente contribuir para o retorno da Frente Populista ao Palácio do Campo das Princesas. Acontece que, a forma como foi conduzida o quadro sucessório do prefeito petista, algumas tendências do partido, olharam de maneira atravessada. 

Depois de muita briga interna, algo normal no PT, rifou o prefeito e apresentou outro nome, acreditando que seria vitorioso. Mas, o Partido Socialista Brasileiro, rompeu com o PT e apresentou candidatura própria e exitosa. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A partir dali as rusgas entre os dois partidos foram se tornando intensas, embora o líder mor do PSB com sua capacidade de articulação, conseguisse manter certa cordialidade entre as partes, unindo-se ao PT nas eleições de 2010.  

O falecimento repentino do ex-governador Eduardo Campos deixou o PSB órfão. Até hoje, o partido não consegue emplacar alguém com capacidade em unir e conduzir à frente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O impeachment aplicado ao governo de Dilma Rousseff com a benção do PSB e a disputa acirrada à prefeitura da cidade do Recife, onde o atual prefeito destilou ferrenhos ataques ao Partido dos Trabalhadores, muitos petistas históricos não engoliram, daí, não aceitarem o processo de reaproximação entre os dois partidos. 

Pelos fatos ocorridos recentemente, parece que nem mesmo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu conter a fúria dos insatisfeitos. Talvez, os principais desafios para alavancar o candidato da aliança, sejam esquecerem da candidata que até o momento lidera todas as pesquisas de intenção do voto, pois não é por acaso que a pré-candidata ao senado quase menciona por completo o seu nome. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Da mesma forma, o presidente estadual do PT e incutir na mente da militância que para chegar ao poder estão dispostos, pelo menos temporariamente, superar os ranços históricos.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO