CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Mezavila avatar

Ricardo Mezavila

Escritor, Pós-graduado em Ciência Política, com atuação nos movimentos sociais no Rio de Janeiro.

416 artigos

blog

Revolução periférica ou massa de manobra?

(Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Ricardo Mezavila

Ainda repercute a ação do grupo Revolução Periférica, que reivindicou o ataque à estátua de Borba Gato, o bandeirante Ustra, na cidade de São Paulo na manifestação de 24J, contra Bolsonaro e seus genocidas.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Protestar contra qualquer monumento histórico favorável, ou ligado diretamente a massacres, escravidão, expropriação, saques e todos os crimes contra a civilização, é justo e pedagógico. Atear fogo em uma estátua, em meio a uma manifestação democrática, é burrice. 

O grupo que espalhou e ateou fogo em pneus sob a estátua naquele dia não colaborou em nada com o ato, pelo contrário, deu munição para aqueles que são alvos dos manifestos. Lembrem, metais sofrem corrosões naturais, mas existem métodos químicos que aceleram esse processo. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Trazer discussões secundárias paras as ruas só servem para desviar o foco do núcleo dos interesses coletivos, e pautar as narrativas da extrema direita. 

O grupo se autodenomina Revolucionário, mas parece que é só na retórica, apesar de pertencerem a uma classe historicamente sufocada, desalojada dos lugares de bem-estar social e conhecimento acadêmico.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Revolução Periférica atraiu o inimigo para a periferia, que é a arena onde o poder público, através da repressão policial, está acostumado a conter qualquer avanço politizado e reivindicatório por melhor qualidade de vida. 

De certa forma, é preciso avaliar que, no atual contexto, lutamos contra uma extrema direita fascista, capaz de infiltrar membros para tumultuar e desqualificar atos legítimos, motivando um contra-ataque como o especulado à estátua de Paulo Freire. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Essa extrema direita quer o confronto dentro de suas regras, e atitudes extremas como incendiar ‘coisas’, nos aproxima daquilo que eles querem que a opinião pública pense que somos. 

Que nos próximos atos o grupo Revolução Periférica participe ostensivamente contra Bolsonaro e seus genocidas, utilizando os espaços de liberdade propiciados pela democracia, caso contrário, vira massa de manobra. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Finalizando, uma dica aos detratores da Educação e da civilização, que porventura estejam procurando um monumento a Paulo Freire para vilipendiar: Em Estocolmo, na Suécia, tem uma Praça com estátuas de figuras expoentes na história da humanidade, Paulo Freire está lá representado, ao lado do também consagrado Pablo Neruda. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO