CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Denise Assis avatar

Denise Assis

Jornalista e mestra em Comunicação pela UFJF. Trabalhou nos principais veículos, tais como: O Globo; Jornal do Brasil; Veja; Isto É e o Dia. Ex-assessora da presidência do BNDES, pesquisadora da Comissão Nacional da Verdade e CEV-Rio, autora de "Propaganda e cinema a serviço do golpe - 1962/1964" , "Imaculada" e "Claudio Guerra: Matar e Queimar".

702 artigos

blog

São 434 mortos e desaparecidos

"O relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV), entregue à presidenta Dilma em dezembro de 2014, relaciona 434 mortos e 'desaparecidos'. As aspas são propositais, para destacar o aprisionamento e o falseamento da verdade que reside neste substantivo", afirma Denise Assis, do Jornalistas pela Democracia; "Desaparecer, para os dicionários, significa: deixar de ser visto; sumir; ocultar-se; esconder-se. Cessar de existir; morrer", afirma; "Sim, eles deixaram de ser vistos. Não, eles não sumiram. Sumiram com eles. Não, eles não se ocultaram. Ocultaram os seus cadáveres - o que é crime imprescritível. Não, eles não se esconderam. Esconderam seus corpos. Sim, dolorosamente para os seus familiares eles deixaram de ser vistos"  

São 434 mortos e desaparecidos
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Perdoem. Mas não esqueçam!

A recomendação é do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, que pregou a conciliação e buscou a paz. Para ele, "a queda da opressão foi sancionada pela humanidade, e é a maior aspiração de cada homem livre." 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Foi perseguindo a liberdade que jovens estudantes, líderes sindicais, lideranças políticas, pais e mães de família, e quem mais pensasse em um modelo de país justo e sem violência, foram mortos ou desapareceram na ditadura, que por 21 anos asfixiou o país.

O relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV), entregue à presidenta Dilma em dezembro de 2014, relaciona 434 mortos e "desaparecidos".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As aspas são propositais, para destacar o aprisionamento e o falseamento da verdade que reside neste substantivo. Concreto para as famílias, que choram a dor da ausência, mas ainda relativamente abstrato para a sociedade de modo geral.

Desaparecer, para os dicionários, significa: deixar de ser visto; sumir; ocultar-se; esconder-se. Cessar de existir; morrer.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sim, eles deixaram de ser vistos. Não, eles não sumiram. Sumiram com eles. Não, eles não se ocultaram. Ocultaram os seus cadáveres - o que é crime imprescritível. Não, eles não se esconderam. Esconderam seus corpos. Sim, dolorosamente para os seus familiares eles deixaram de ser vistos. Sim, a sociedade e os poderes constituídos tiveram de admitir: eles estão mortos.

Admitir não é aceitar. E, para demonstrar isto, os parentes buscaram reparação no Estado, o responsável pela morte e o "sumiço" dessas 434 pessoas. Afinal, elas desapareceram depois de terem sido presas por agentes públicos. Mas o vazio não era somente nos lares. Também a Lei estava vazia de artifícios que materializasse este "sumiço".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para sanar a distorção, ou seja, a morte com a ausência do corpo, em 4 de dezembro de 1995 o governo criou a Lei 9.140. Em seu artigo 1º ela diz: "são reconhecidos como mortas, para todos os efeitos legais, as pessoas que tenham participado, ou tenham sido acusadas de participação, em atividades políticas, no período de 2 de setembro de 1961 a 5 de outubro de 1988, e que, por este motivo, tenham sido detidas por agentes públicos, achando-se, deste então, desaparecidas, sem que delas haja notícias."

Tal lei, deu aos familiares direitos legais de comprovação do "destino" dos seus entes queridos. O que a Lei não sana é a dor da ausência e da falta de um desfecho. As famílias dos que morreram na luta contra a ditadura não puderam dizer adeus.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO