CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Rogério Maestri avatar

Rogério Maestri

Engenheiro e professor na UFRGS

60 artigos

blog

Se Bolsonaro sair da disputa Moro e Ciro ganham espaço?

"Se for retirado o candidato Bolsonaro retira-se em parte a polarização entre os dois principais e isso não implica diretamente que o eleitorado de Bolsonaro seja exatamente contra Lula"

Ciro Gomes; Sérgio Moro e Jair Bolsonaro (Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Os atuais aliados de Bolsonaro começaram a fazer pressão para que Bolsonaro não tente a reeleição. O motivo alegado é que Moro e Ciro ganhariam espaço e ficaria mais simples entrar num segundo turno entre Lula e qualquer um desses dois, entretanto como dizem pessoas que conhecem muito mais política eleitoral do que eu, nesse caso 2+2 não é necessariamente 4 pode ser menor ou maior do que esse valor e se deve pensar nos eleitores antes de qualquer coisa. 

Se for retirado o candidato Bolsonaro retira-se em parte a polarização entre os dois principais e isso não implica diretamente que o eleitorado de Bolsonaro seja exatamente contra Lula. Nas últimas eleições com o impedimento de Lula, uma parte daqueles que votariam nele migraram não para Fernando Haddad, muitos atribuem isso ao desconhecimento do nome do substituto, mas isso é uma meia verdade. Se Fernando Haddad tivesse tempo de campanha provavelmente ele teria ganhos no seu eleitorado, porém o não suficiente para ultrapassar Bolsonaro, pois o que uma parte significativa do eleitorado cativo de Lula não se identificou com o substituto. O que faltou em Haddad foi exatamente essa identificação que muitos podem chamar de carisma ou outros nomes, e exatamente o que ocorrerá com desistência de Bolsonaro, tanto Moro como Ciro tem peças na sua personalidade que não se encaixam no perfil do voto mais popular. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Moro além de suas características totalmente não carismática, nem nas entrevistas encomendadas e dirigidas para o promover, elas foram sofríveis e frias, simplesmente porque ele é sofrível e frio. Toda a sua vida foi sempre resguardada pela Toga e pelo sistema judiciário e quando esse se enfrentou com Lula durante o julgamento ele teve que utilizar suas prerrogativas para não perder por completo o protagonismo de Lula no interrogatório. Outro fator que as pessoas esquecem que quem gosta de juízes e de todo os membros do sistema judicial é uma minoria da população, pois sabem que sempre estão em desvantagem quando ficam frente a frente com o sistema, além disso a população brasileira, de todas as camadas sociais, sabe que a justiça é lenta e favorece sempre os mais ricos, logo não há uma simpatia com os membros dessa casta. 

Ciro com sua aparência prepotente e de um membro da elite, pode ser visto como um patrão, e pior, como um patrão com aspecto violento, coisa que a imensa maioria dos eleitores de baixa renda já tiveram pela frente e sofreram com o comportamento prepotente dele. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em resumo, a retirada de Bolsonaro o 2 + 2 pode resultar 3 ou menos, o pessoal do centrão sabe disso mas sabe que terão que retirar seu apoio a Bolsonaro antes da eleição, porque com a crise econômica que terá tendência a agravar-se Bolsonaro virará um peso para quem apoia-lo, porém como os olhos do centrão é como diria a minha avó são maiores do que a barriga e enquanto eles puderem mamar nas tetas do governo federal haverá um desejo quase que irresistível de seguir apoiando o governo e para muitos será a última vez que apoiarão qualquer um. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO