Só podia vir do Nordeste

(Foto: Marcos Corrêa - PR)

Para os leitores  que  ainda não entenderam  a gravidade do comentário xenófobo, racista e cruel  de Jair Bolsonaro, o sujeito que hoje ocupa  o Palácio do Planalto, é necessário lembrar  que ele   cometeu um crime contra nove estados brasileiros do Nordeste e contra o  seu povo e um crime  contra a  própria Constituição Federal.  

Ao usar sua  indigência intelectual ( proporcional à indigência mental e  moral dos que ainda o defendem) para  se referir  ao Nordeste , Bolsonaro  comete não apenas  um ato  imoral , mas também ilegal, já que como   presidente jurou  governar para todos os brasileiros , sem distinção. 

Estive   muitas vezes no Nordeste,  amo as pessoas nascidas ali ,  e  quatro dos  meus maiores faróis como escritores  nasceram lá: Paulo Freire, autor de A   Pedagogia do Oprimido, sobre o qual dei uma palestra na Itália ,  Jorge Amado , autor de Capitães de Areia e  Gabriela,  entre outros,  Ariano Suassuna,  autor de A Pedra do Rei e  Gilberto Freyre, autor de Casa Grande e Senzala.

Bolsonaro, não tem a menor ideia do que é esse legado e  do quanto eu , uma paulista- carioca, e todos nós brasileiros devemos ao Nordeste.

Sim , o Maranhão e suas concretas vitórias na Educacão, com escolas de tempo integral e os professores mais valorizados do Brasil ,  só podiam vir do Nordeste. 

 Só podiam vir  do Nordeste  a literatura de Cordel, a  poesia de João Cabral de Mello Neto ,só podia vir  do Nordeste a literatura de Suassuna, a  beleza colonial de Salvador,  a  capoeira, a pedagogia de Paulo Freire, do oprimido, da libertação,  e da solidariedade. Só podia vir  do  Nordeste  a magia do Frevo, só podia  vir do Nordeste uma das manifestações mais lindas em defesa dos  refugiados que já testemunhei  na vida.  Só podia vir  do Nordeste a paisagem mágica  de Lençois Maranhenses , só podiam vir do  Nordeste talentos  como os de Luiz Gonzaga ,  Gilberto Gil e Caetano Velloso. 

Só podia vir do Nordeste a linda poesia da palestina – brasileira Elizabeth Hazin ,  só podia vir do Nordeste uma das homenagens mais emocionantes que já recebi na vida, a Medalha Marielle Franco,  que recebi em Salvador. Só podia vir do Nordeste.

Conheça a TV 247

Mais de Blog

Ao vivo na TV 247 Youtube 247