CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Marcelo Buzetto avatar

Marcelo Buzetto

Cientista social, pós-doutorando em Ciências Sociais UNESP Marília. Professor no curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Fundação Santo André. Professor de Sociologia e História no Instituto Federal São Paulo IFSP Campus São Roque/SP.

1 artigos

blog

Talibãs são históricos aliados dos EUA

Que o povo do Afeganistão possa construir seu próprio caminho de desenvolvimento econômico, social, político e cultural, sem colonialismo nem imperialismo, nem invasões militares dos EUA/OTAN

(Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Desde 1978, após a Revolução de Saur, quando o Afeganistão era governado pelo Partido Democrático e Popular do Afeganistão - PDPA (uma aliança entre comunistas, socialistas e patriotas afegãos), em aliança e cooperação com a URSS, os chamados "Talibãs" são aliados dos EUA!!!

O governo do PDPA iniciou uma reforma agrária,  investiu em educação e saúde pública e gratuita, aprovou a lei da igualdade de direitos entre homens e mulheres, estimulou as mulheres a ingressarem nas universidades,  etc... 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

EUA, Paquistão e Arábia Saudita, com atuação direta de Osama Bin  Laden, se uniram para impedir a cooperação Afeganistão-URSS, pois a influência soviética ameaçava os interesses geopolíticos estadunidenses.

Na época chamados de "muhajeideen", depois de 1991 de Talibã,  são os mesmos. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Foram homenageados pelo filme Rambo 3, chamados de "guerreiros da liberdade".

Estiveram em Washington,  na Casa Branca,  recebidos por Bill Clinton,  e com direito à conferência de imprensa.  Firmaram um acordo com EUA para construção de um gasoduto. Como não puderam cumprir o acordo EUA invadiu o país em 2001, sob o pretexto de capturar Bin Laden, "encontrado", segundo o governo Obama,  em Islamabad, no Paquistão!!!!!!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ou seja, destruíram o país e o Bin Laden não estava lá?

Talibãs fizeram acordo com Trump. Joe Biden manteve o acordo, pois viram que o Afeganistão estava se aproximando do Irã. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um Afeganistão aliado do Irã seria, para o governo dos EUA,  pior que governado pelos Talibãs. 

Aí os EUA se retiram do Afeganistão,  e deixam os Talibãs tocar o terror,  eles tomam bases dos EUA,  cheias de veículos militares abastecidos, blindados e helicópteros,  armas e munições,  presentes do governo Biden,  sob algumas condições,  é óbvio. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Embaixada dos EUA em Cabul, a capital,  com 650 soldados, está intocada, por ordem dos Talibãs. Repito, os Talibãs,  considerados por alguns como radicais, contra o Ocidente,  blá,  blá,  blá,  tomam o poder na capital e não atacam o principal símbolo do imperialismo,  o principal símbolo da ocupação militar feita pelo ocidente,  a Embaixada dos EUA,  e o governo Biden deixa lá seus diplomatas com 650 soldados.  Biden está tranquilo pois tem a promessa dos Talibãs que não vão tocar na Embaixada nem em nenhum cidadão estadunidense. 

Milícias populares no Afeganistão combatiam as tropas dos EUA e os Talibãs ao mesmo tempo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Talibãs fizeram acordo com EUA para impedir acordos de cooperação com Irã. 

Os Talibãs continuarão servindo aos interesses dos EUA, Inglaterra, Arábia Saudita e Paquistão?

Ou vão mudar de posição? A realidade e a geopolítica podem levar a mudanças? Sim. Mas é preciso cautela. Vamos acompanhar. 

Que o povo do Afeganistão possa construir seu próprio caminho de desenvolvimento econômico, social, político e cultural, sem colonialismo nem imperialismo, nem invasões militares dos EUA/OTAN.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO